País do tamanho do Oeste tem oito mil startups

Redação Tarobá News
Paraná | Publicado em 11/10/2019 às 14:09

Israel é um país do tamanho da região Oeste do Paraná que, devido à qualidade do seu ensino e à dedicação de sua gente, acumula títulos de peso principalmente nas últimas décadas. Mesmo no deserto, Israel virou referência agrícola há mais de 20 anos e agora, com a revolução tecnológica, passa a ser conhecido no mundo como nação startup. É disso que falou durante a reunião empresarial da Acic, na noite de quinta-feira, o diretor de Comunicação Social Carlos Guedes.

Guedes organizou viagem ao país do Oriente Médio para saber o que faz de Israel uma potência em inovação. “Só para citar alguns dados: Israel e o Oeste do Paraná têm a mesma área territorial, na casa dos 20 mil quilômetros quadrados. Lá, são 8,7 milhões de habitantes e aqui, 1,3 milhão. Enquanto no Paraná temos 1,1 mil startups, lá são quase oito mil”. A proporção é de quase uma startup para cada grupo de mil habitantes. O índice de falha é alto, de 80%, mas as que resistem se transformam em empresas milionárias.

Guedes, e 16 empresários do Sudoeste do Paraná, conheceram as principais cidades do País, visitaram parques tecnológicos, universidades e empresas. Os cases observados mostram que há de tudo entre os cérebros que produzem tecnologias, de soluções das mais simples àquelas bastante complexas. Entre elas estão óculos com software para reconhecimento facial, colírio que zera problemas visuais por até oito horas seguidas e uma pílula dotada de câmera que elimina os equipamentos desconfortáveis em exames de colonoscopia.

Uma das instituições visitadas, segundo Carlos Guedes, foi a Techion, estrutura inaugurada com a presença do cientista Albert Einstein em 1924. É um grande centro de pesquisas avançadas. De lá saíram três prêmios Nobel – o Brasil não tem nenhum. São cinco mil engenheiros produzindo novidades e tecnologias, então imaginem o impacto disso na economia de um país tão pequeno, observou o diretor de Comunicação da Acic. Guedes fará uma nova missão a Israel, agora para empresários e líderes do Oeste. Será de 11 a 20 de maio de 2020.

Assessoria



Relacionados

Paraná | 14-10-2019 16:15

Paraná será área livre de febre aftosa

Paraná será área livre de febre aftosa

Curitiba | 14-10-2019 14:57

Projeto Mãos Amigas já garantiu melhorias em mais de 600 escolas

Projeto Mãos Amigas já garantiu melhorias em mais de 600 escolas

Francisco Alves | 14-10-2019 13:22

Em 60 dias, Município de Francisco Alves deverá atualizar dados de pessoal

Em 60 dias, Município de Francisco Alves deverá atualizar dados de pessoal

Paraná | 14-10-2019 11:41

Estiagem prolongada coloca Sanepar em alerta no Sudoeste

Estiagem prolongada coloca Sanepar em alerta no Sudoeste

PUBLICIDADE