Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná e Baden-Württemberg vão reforçar cooperação

03/12/19 às 16:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vice-governador Darci Piana e o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, se reuniram nesta terça-feira (3), no Palácio Iguaçu, e firmaram compromisso pela renovação do protocolo de cooperação internacional com o Estado de Baden-Württemberg nas áreas de indústria, comércio, serviços, agricultura, educação, ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

O documento será assinado em março de 2020 durante a visita de uma comitiva de representantes políticos e empresários daquele Estado alemão ao Paraná. Darci Piana disse que o acordo pode, inclusive, ser ampliado. Os termos serão discutidos entre as áreas técnicas dos governos de Baden-Württemberg e do Paraná nos próximos meses.

“Vamos modernizar esse acordo, entrar com outros elementos, como o aumento do intercâmbio entre universitários e o turismo”, afirmou Piana. “Alemanha tem economia muito forte, uma das maiores da Europa, e é um dos países com mais investimentos industriais no País. Podemos avançar ainda mais”.

Leia mais:

Imagem de destaque
DADOS DIVULGADOS

Concurso público da Polícia Penal do Paraná registra 24.933 inscrições

Imagem de destaque
CONFIRA!

Cartão Social: pessoas em busca de emprego podem solicitar passagens na RMC

Imagem de destaque
CHUNITI KAWAMURA

Governo do Estado lamenta morte do repórter fotográfico Chuniti Kawamura

Imagem de destaque
ÚLTIMOS 12 MESES

107 mil novos empregos em 78% das cidades: Paraná é destaque nacional

RECONSTRUÇÃO - Piana apresentou um panorama do Paraná e disse que ele está alinhado ao programa de reconstrução da máquina pública em vigor na União.

O vice-governador citou a redução de secretarias, fim das aposentadorias de ex-governadores, as fusões das reformas administrativas, revisão dos contratos, venda de imóveis ociosos, a reforma da previdência e o fim do licença-prêmio a servidores estaduais.

INFRAESTRUTURA - O vice-governador também apresentou os projetos de infraestrutura: o banco de projetos executivos, o novo Anel de Integração com 4,1 mil quilômetros, a concessão de quatro aeroportos para a iniciativa privada e a nova ligação ferroviária entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Piana disse que o Estado busca modelagens que diminuam o custo do transporte para as empresas.

“Precisamos e queremos investimentos estrangeiros e nada melhor do que um País com essa tecnologia. Esse entendimento é saudável e bom para os dois lados. Temos possibilidades em infraestrutura, portos, aeroportos e precisamos de capital para isso”, complementou Piana.

IMPORTÂNCIA – O embaixador Georg Witschel esteve pela quarta vez no Estado e também aproveitou para avisar ao vice-governador que a partir do ano que vem assumirá um novo embaixador. “O Paraná tem importância muito grande para a Alemanha, não somente pelos descendentes, mas temos aqui uma Câmara de Comércio, institutos culturais e um patamar muito alto de investimentos privados”, afirmou o embaixador.

Witschel também destacou que as reformas administrativas em curso no País e a modelagem econômica voltada ao comércio internacional têm despertado interesse das empresas alemãs.

“Em março teremos a visita da delegação do Estado de Baden-Württemberg, que é a espinha dorsal da indústria alemã. Será uma boa oportunidade para renovar a cooperação já existente, mas também atrair novos investimentos ao Paraná”, pontuou. “Isso indica que na perspectiva alemã a situação econômica do País está melhorando. Nunca foi ruim, mas está melhorando. Temos interesse maior em investir aqui”.

BALANÇO COMERCIAL – O Paraná exporta para a Alemanha, prioritariamente, soja, carne de frango, madeira, eixos de transmissão para veículos automotores, couro e café, e importa automóveis, partes e acessórios para automóveis, cloreto de potássio e ureia.


AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá