Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná e Itália querem ampliar laços econômicos e culturais

12/11/19 às 16:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta terça-feira (12) o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, para discutir a possibilidade de ampliação das parcerias econômicas e culturais entre o Paraná e o país europeu. Bernardini está em Curitiba para a reunião de coordenação do Sistema Itália no Brasil, que acontece nesta terça e quarta-feira (13) e reúne parlamentares e membros da embaixada, consulados, conselhos e comitês italianos do País.

Piana apresentou ao embaixador os projetos de concessão do Estado, que estarão abertos para a participação de investidores estrangeiros. Entre eles, está a nova configuração do Anel de Integração, com 4,1 mil quilômetros de rodovias – 2,6 mil quilômetros já pedagiados e outros 1,5 mil quilômetros de novos trechos; os leilões de quatro aeroportos do Estado (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) e da nova Ferroeste, que vai ampliar a malha ferroviária do Paraná, fazendo a ligação do Porto de Paranaguá a Dourados (MS).

“O Paraná elaborou uma lei moderna de licitações que dá segurança jurídica para quem quer investir nos projetos do Estado. O Governo vê o setor privado como parceiro estratégico para executar as obras estruturantes que são necessárias para o desenvolvimento do Estado”, disse o vice-governador.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Doação do Imposto de Renda pode beneficiar crianças e adolescentes

Imagem de destaque
ENTENDA

Para reforçar ações, Estado lança campanha contra a dengue com inteligência artificial

Imagem de destaque
PARANÁ

Com 20,1 mil novas vagas, Paraná foi o quarto estado que mais empregou em janeiro

Imagem de destaque
CALORÃO

Sensação térmica se aproximou de 50ºC em algumas cidades do Paraná

Ele também destacou a suspensão da vacinação para a febre aftosa no Paraná, autorizada recentemente pelo Ministério da Agricultura. “O Paraná é o maior produtor de proteína animal do Brasil e essa decisão vai permitir exportar ainda mais produtos na nossa pecuária, liberando a comercialização para 65% dos países que ainda não compram carne do Estado”, salientou.

ENCONTRO – A ampliação do comércio entre os dois países será um dos principais temas abordados na reunião do Sistema Itália no Brasil, ressaltou Bernardini. “O Paraná tem importantes laços culturais com o nosso País, recebeu milhares de imigrantes. O momento agora é de pensar no futuro e identificar oportunidades para fortalecer esses laços”, disse.

O embaixador acrescentou que para isso é preciso falar de cultura e economia. O Paraná tem uma situação orçamentária muito melhor que outros estados do Brasil e tem projetos para fortalecer a parte econômica”, destacou. “Temos oportunidades de ter empresários italianos aqui e vamos trabalhar para aumentar nossa presença no Paraná”, afirmou.

PRESENÇAS – O senador e subsecretário do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Ricardo Merlo, e o cônsul-geral da República Italiana em Curitiba, Raffaele Festa, também acompanharam a reunião.


AEN-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá