Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná terá dez Ambulatórios Multiprofissionais de Especialidades

11/12/19 às 14:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná terá dez Ambulatórios Multiprofissionais de Especialidades (AMEs) a partir de 2020. O investimento soma R$ 100 milhões. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira (11), no Palácio Iguaçu, durante o evento de liberação de R$ 168 milhões para equipamentos e reformas na saúde para 297 municípios.

Os AMEs serão gerenciados pelos consórcios intermunicipais de saúde e estão dentro da estratégia de regionalização do atendimento à população. Os municípios contemplados são Irati, União da Vitória, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ivaiporã, Paranavaí, Colombo e São José dos Pinhais. Os dois últimos vão atender, de forma separada, as zonas Norte e Sul da Região Metropolitana de Curitiba.

O governador afirmou que os AMEs potencializam a atenção especializada e vão ajudar a reforçar o modelo de gestão dos consórcios, reconhecido como ágil, prático e menos oneroso.

Leia mais:

Imagem de destaque
MATOU FILHOTES

PCPR prende em flagrante homem por violência doméstica e maus-tratos a animais em Chopinzinho

Imagem de destaque
EVENTO

PlanificaSUS reforça importância de cuidados cotidianos para preservação da saúde

Imagem de destaque
CLT

Agências do Trabalhador colocaram 17,3 mil pessoas no mercado formal em fevereiro

Imagem de destaque
60 ALUNOS

Torneio de Golf-7 para pessoas com deficiência inaugura campo revitalizado pelo Proesporte

“No começo de 2020 já começam as construções. Esses centros de especialidades são demandas antigas da população. Tínhamos nos compromissado a ampliar esse atendimento regional e disponibilizar cardiologistas e ortopedistas mais próximos da população”, afirmou Ratinho Junior. “É uma solução que traz mais conforto e segurança, para não ter que fazer com que pacientes andem quilômetros atrás de consultas”.

INTERDISCIPLINAR - Os projeto foram elaborados pela Paraná Edificações. Cada unidade terá até quatro mil metros quadrados, numa proposta de atendimento interdisciplinar, com acesso a exames, consultas, tratamento e orientação terapêutica nas diferentes linhas prioritárias de cuidado, como a materno-infantil, saúde do idoso, hipertensão, diabetes e saúde mental.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que os AMEs internalizam o conceito de atendimento completo. “Com consultas médicas, centro de especialidades odontológicas, presença de equipes multiprofissionais. E eles serão implementados com os consórcios intermunicipais de saúde. O Paraná já dobrou os repasses a essas entidades para o ano que vem”, afirmou Beto Preto. “Os prédios são amplos e vão atender com carinho a população”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá