Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná vence prêmio nacional de habitação de interesse social

23/08/19 às 15:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O programa Habita Paraná, do Governo do Estado, recebeu nesta sexta-feira (23), o Selo de Mérito, que reconhece as melhores práticas de gestão pública voltadas à habitação popular em todo o Brasil. O troféu foi entregue a representantes da Cohapar, que idealizou e coordena as ações do programa, no encerramento do 66.º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Foz do Iguaçu.

 Além dos aspectos técnicos, que estão em processo de regulamentação pelo executivo estadual em articulação com a Assembleia Legislativa, a principal característica do Habita Paraná já definida é a retomada dos financiamentos imobiliários feitos diretamente pela Cohapar.

A medida busca atender um nicho do público que necessita de moradia e que atualmente não consegue acessar as linhas de financiamento oferecidas pela União dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, a proposta de resgatar o financiamento direto também fortalece a empresa.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Repasses constitucionais aos municípios tiveram crescimento de 10,8% em março

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Fotojornalista renomado morre em grave acidente no Contorno Sul, em Curitiba

Imagem de destaque
EM PONTA GROSSA

Adolescente grávida é sequestrada e mantida em cárcere privado pelo ex

Imagem de destaque
APÓS MONITORAMENTO

PCPR apreende duas toneladas de fios de cobre e prende sete homens em flagrante em Campo Mourão

“Os recursos arrecadados mediante financiamento permitirão, em longo prazo, a recuperação da sustentabilidade financeira da Cohapar, o que cria um ciclo virtuoso de investimentos estaduais em moradia”, comenta. “É um programa que não visa competir com aqueles oferecidos pelo Governo Federal, mas atender uma lacuna existente dentro das políticas habitacionais”, conclui o superintendente.

COPEL E SANEPAR – Um dos painéis do evento foi dedicado a destacar o trabalho das companhias de energia elétrica e saneamento para os projetos habitacionais. O caso da Copel e da Sanepar foi utilizado como um modelo de prática para outros estados.

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o superintendente da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, e o gerente da Copel Marcelo Lemos participaram do painel “A importância das Companhias de Energia e Saneamento nos programas de habitação de interesse social – Caso Estado do Paraná”.

Os convênios da Copel e Sanepar com a Cohapar, por meio do Habita Paraná, preveem a instalação subsidiada das redes e padrões de ligação de energia elétrica e compra e instalação das redes de água e esgoto nos conjuntos habitacionais construídos com a participação do Governo do Estado.

As contrapartidas das companhias de energia e saneamento do Paraná foram aplicadas na construção de 61 mil moradias desde 2011. Entre as vantagens destas parcerias, estão a redução dos custos pagos pelas famílias, prioridade no atendimento aos clientes da Cohapar e mais agilidade na aprovação dos projetos construtivos junto aos agentes financeiros.

Em 2019, a Sanepar tem a previsão de investir mais de R$ 1,5 milhão em infraestrutura de moradias de interesse social. Além do acesso aos serviços de saneamento, as famílias também usufruem do benefício da Tarifa Social. “Isto significa que elas pagam em torno de R$ 15 por mês por 5 mil litros de água tratada de qualidade e coleta e tratamento do esgoto doméstico,” disse.

O FÓRUM – Maior evento do país sobre o tema, o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) está em sua 66ª edição. Ele foi promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação, com o apoio do Governo do Paraná, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Caixa Econômica Federal.

O encontro deste ano reuniu gestores públicos, legisladores, empresários e especialistas para discutir e traçar estratégias do poder público para defesa do setor, em especial pela manutenção e ampliação dos recursos públicos utilizados para financiar a construção de casas populares e a regularização fundiária.

Na avaliação do presidente da Cohapar, Jorge Lange, o fórum foi proveitoso para construir um entendimento conjunto que embasará as próximas etapas da construção das políticas nacionais para o setor habitacional. “Um evento de excelente qualidade, que reuniu representantes do Brasil inteiro focados em buscar soluções para dar dignidade às pessoas de baixa renda por meio da moradia”, afirma.

“O Paraná está representado pela Cohapar, que participa ativamente destas discussões aqui e em Brasília, de modo a cumprir com a determinação da gestão estadual em atender aqueles que mais precisam do apoio do governo”, finaliza Lange.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá