Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PM intensifica ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

19/09/19 às 09:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Palestras, blitzes educativas e uma megaoperação voltada à educação no trânsito em todo o Estado serão as principais ações da Polícia Militar durante a Semana Nacional de Trânsito. O evento que marcou a abertura das atividades aconteceu nesta quarta-feira (18), no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, e contou com a participação de órgãos e entidades ligados ao trânsito.

Todos os batalhões e companhias independentes da Corporação estarão empenhados para levar mais conscientização com o objetivo de reduzir as mortes no trânsito.

“A Semana Nacional é uma oportunidade para que todos os órgãos que atuam no trânsito intensifiquem suas atividades educativas, potencializando serviços e outras iniciativas que refletem na garantia da preservação da vida”, destacou o diretor-geral do Detran, Cesar Kogut.

Leia mais:

Imagem de destaque
LEI GERAL DO ESPORTE

Promotoria divulga nota sobre proibição de entrada de torcedores do Coritiba em estádios de futebol

Imagem de destaque
TRIPLAMENTE QUALIFICADO

MPPR denuncia por homicídio homem que teria matado mulher engasgada em Curitiba

Imagem de destaque
FORAGIDO DESDE 2019

PCPR prende homem por estupro ocorrido em Palmas

Imagem de destaque
TEMPO

Testagem para dengue registra alta de 900% no Paraná já no início deste ano

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, disse que a ideia das ações é levar ao cidadão a conscientização sobre as condutas defensivas para reduzir os índices de acidentes. “O trânsito seguro começa com a educação e ao longo deste mês faremos diversas atividades para que os curitibanos saibam que respeitar o Código de Trânsito é uma autoproteção para sua vida e de terceiros”, explicou.

Ao longo da semana todas as unidades operacionais da Polícia Militar estarão com equipes nas ruas para fortalecer a conscientização a todos os públicos envolvidos no trânsito. “Atuaremos em parceria, buscando reforçar condutas e comportamentos aos motoristas e demais usuários que possam minimizar acidentes, feridos e mortes”, destacou o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Naasson Polak.

De acordo com dados divulgados pelo BPTran, de janeiro a agosto deste ano aconteceram 4.052 acidentes em Curitiba, 2.852 deles com vítimas e 1,2 mil sem vítimas. Houve uma redução de 7,5% na comparação com o mesmo período de 2018, em que foram registrados 3.769 acidentes – 2.590 com vítimas e 1.179 sem.

Apenas neste ano 38 pessoas morreram no trânsito de Curitiba, contra 32 de janeiro a agosto do ano anterior. O batalhão de trânsito vai intensificar as ações preventivas para que esses índices diminuam nos próximos meses.

De acordo com a oficial de Relações Públicas do BPTran, tenente Etiene do Carmo, educar as crianças é a melhor forma de obter um bom resultado em longo prazo. “A educação no trânsito é o melhor caminho, não só voltada para os adultos, condutores ou pedestres, mas também para as crianças. Com certeza, a longo e médio prazo, os resultados serão obtidos”, disse.


ACESSIBILIDADE 

Os órgãos e entidades ligados ao trânsito que participam das atividades da Semana Nacional de Trânsito também se uniram para levar mais segurança aos surdos e cegos por meio do projeto Trânsito Para Todos. “Temos várias parcerias para buscar melhores condições para que as pessoas com dificuldade de locomoção possam utilizar o trânsito mais seguras”, disse a professora Lilian Biglia, do Instituto Paranaense de Cegos.


Fonte: AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá