Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ponta Grossa deve aprimorar execução e fiscalização de obras no município

19/08/19 às 15:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná recomendou ao Município de Ponta Grossa que adote medidas para adequar sua equipe técnica de engenharia, com o objetivo de aprimorar a fiscalização de obras públicas. A decisão foi tomada depois que a construtora que executou obra de pavimentação na cidade ter devolvido ao cofre municipal R$ 19.244,17 pagos por materiais em valor superior ao dos efetivamente utilizados.

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu recomendações do TCE-PR para que realize concursos públicos para o provimento de cargos de engenheiros e arquitetos em quantidades suficientes; disponibilize os meios necessários - equipamentos, softwares e veículos - ao pleno desempenho das funções desses servidores; e ofereça treinamentos específicos para o aprimoramento da equipe técnica, nas áreas relacionadas a planejamento, contratação, execução e fiscalização de projetos e de obras públicas.

Os conselheiros julgaram parcialmente procedente a Tomada de Contas Extraordinária instaurada em razão de Comunicação de Irregularidade da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do TCE-PR. A Comunicação de Irregularidade foi formulada após a realização de auditoria na execução de obras de duplicação de trecho da Avenida Visconde de Taunay e duplicação do Viaduto Santa Paula, em Ponta Grossa.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Integrante do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2018, a auditoria se baseou em inspeção presencial, avaliação de documentos e nos resultados da análise, em laboratório, de amostras de pavimento e dos materiais utilizados pela empreiteira nas obras. A análise laboratorial do pavimento foi feita por empresa especializada, contratada pelo TCE-PR por meio de licitação.

 

Auditoria

A obra auditada pela COP é objeto do Contrato nº 564/2013, firmado em 1º de novembro de 2013 pelo Município de Ponta Grossa com a empresa Antônio Moro & Cia. Ltda., vencedora da Concorrência Pública nº 15/2013.

A unidade técnica apontou que a espessura da pavimentação, a largura do trecho duplicado e o teor de betume utilizado estavam abaixo limite inferior previsto no projeto; e que não há relatórios ou laudos que apontem o atendimento de parâmetros técnicos no acompanhamento dos serviços que foram executados, medidos e pagos.

Assim, a COP indicou que deveriam ser devolvidos os valores relativos à quantidade inferior de material utilizado na camada superficial da obra, cuja base não apresentou discrepâncias em relação ao projetado.

No entanto, a unidade técnica considerou que a pequena variação da largura da via, o menor teor de betume e a espessura inferior da capa asfáltica não comprometeram a capacidade de escoamento do tráfego e o atendimento das necessidades locais. Assim, concluiu que qualquer ação complementar visando à correção dessas representariam excesso de preciosismo e desperdício de dinheiro público.

Finalmente, após a devolução de valores pela construtora responsável, a COP considerou que o dano apurado foi devidamente reparado; e que a obra foi entregue e está sendo utilizada sem restrições.

 

Decisão

O relator do processo, conselheiro Durval Amaral, acompanhou o opinativo da COP e votou pela procedência parcial da Tomada de Contas Extraordinária, pois realmente a quantidade de material empregado foi inferior àquela estipulada no projeto e no contrato.

O conselheiro ressaltou que, apesar da diminuição da vida útil da via devido ao teor de betume contido na massa asfáltica e à espessura final da camada de pavimentação, os valores pagos a mais pela administração em razão dessas divergências técnicas foram devidamente ressarcidos pela empresa contratada ainda em âmbito administrativo.

Durval Amaral afirmou que houve atuação célere e eficaz do município frente à situação apontada, com a adoção das providências necessárias para o ressarcimento de valores. Assim, ele entendeu que não existiu, por parte do fiscal e do gestor, um descuido de tamanha gravidade que implique responsabilização pessoal ou má-fé dos envolvidos.

Finalmente, o relator destacou que não houve prejuízo ao cofre municipal, pois as obras foram concluídas e a diferença verificada foi devidamente ressarcida.

Os conselheiros acompanharam o voto do relator por unanimidade, na sessão da Primeira Câmara de julgamentos do TCE-PR de 22 de julho, e remeteram cópia do processo ao Tribunal de Contas da União (TCU), pois parte dos recursos que financiaram a obra é originária de convênio firmado com o governo federal.

Cabe recurso contra a decisão que está expressa no Acórdão nº 2022/19, veiculado em 8 de agosto, na edição nº 2.127 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá