Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presas da Penitenciária Feminina participam de curso de biojoias no mês de outubro

22/10/19 às 14:38 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), em parceria com o Conselho da Comunidade e com a designer de produtos sustentáveis, Silvana Toledo, está oferecendo um curso de biojoias, produzidas a partir de borra de café, cápsulas de máquina de bebidas, entre outros materiais, a 50 presas da unidade. As aulas são oferecidas a duas turmas diferentes, com 25 detentas cada e ocorrem semanalmente, às quintas e sextas-feiras, por um mês.

Mais do que ensinar uma arte, segundo a diretora da unidade, Alessandra Prado, o curso tem o objetivo de fazer com que as custodiadas percebam a importância de dar um melhor rumo às suas vidas. “Somente através do estudo, da capacitação e de trabalhos que deem perspectivas de novos horizontes é que as presas vão sair do sistema prisional melhor do que entraram e querendo ter uma nova vida”, destacou. Ela também contou que todas as custodiadas condenadas estão em alguma atividade laboral.

Mais do que ensinar uma arte ou profissão, para Silvana a ideia é resgatar a auto-estima das presas. “A peça bem terminada é o meu propósito também, mas é este resgate social que faz a diferença. Meu intuito não é formar uma artesã, mas resgatar a pessoa e a auto estima dela, pra ela entender que o erro que ela cometeu não define quem ela é. O que vai definir são as escolhas e o caminho que vão trilhar daqui para frente”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais

Imagem de destaque
PRIMEIRA FASE

Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades

Imagem de destaque
CONFIRA

Paraná lança canal on-line como mais uma fonte de informações seguras

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

As peças, que são produzidas com materiais reutilizados e também cristais Swarovski e outras pedras, têm alto valor comercial. “Além disso, os colares de cápsulas não têm nada que inviabilize a sua reciclagem. Se a pessoa não quer mais, basta retirar da peça e colocar para reciclar”, explicou a designer de produtos e instrutora do curso.

A massa é produzida com borra de café, vinagre, cola e outros materiais. “São produtos já utilizados e reaproveitados, é uma novidade e algo simples de se fazer. É mais lucrativo que o crochê, por exemplo, que é algo que muitas mulheres sabem fazer”, comentou a diretora da Penitenciária Feminina.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá