Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Remoções mantêm unidades prisionais do Litoral seguras

27/01/20 às 16:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) está fazendo remoções, transferências e apresentações à Justiça de presos das unidades prisionais litorâneas. O objetivo é manter nesta temporada as delegacias e cadeias com número baixo de presos, para dar mais segurança aos servidores atuantes do Verão Maior e, principalmente, aos moradores e veranistas.

Desde o dia 20 de dezembro foram feitas 230 movimentações de detentos e duas revistas estruturais em delegacias do Litoral. Além disso, agentes penitenciários do setor de monitoramento instalaram 10 tornozeleiras e retiraram 21, conforme determinação judicial.

“Para fazer os translados dos presos às audiências de custódia, transferências e remoções entre as delegacias, e demais demandas, o Depen disponibiliza toda a logística necessária, ou seja, veículos e servidores capacitados. De forma integrada, as polícias Militar e Civil estão encarregadas da escolta”, explicou o coordenador do Verão Maior do Departamento Penitenciário, Josielson Fabrício.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Antes do lançamento da operação, entre os dias 11 e 20 de dezembro, o Depen retirou 330 presos das carceragens do Litoral. Após o lançamento oficial, as movimentações continuaram ocorrendo, porém, conforme demanda e necessidades. Nestes 31 primeiros dias de Verão Maior, foram feitas mais 194  transferências e 36 encaminhamentos de detentos para audiências judiciais, nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

“Essas transferências podem ser feitas somente para manter um baixo número de detentos nas unidades prisionais litorâneas ou também por alguma necessidade emergencial e, em ambos os casos, os presos das delegacias vão diretamente para o sistema penitenciário”, explicou. O primeiro acionamento da equipe do Depen ocorreu na madrugada do dia 27 de dezembro, quando os agentes penitenciários encaminharam um detento da Delegacia de Ipanema para a Casa de Custódia de Piraquara.

No mesmo dia, a equipe de agentes penitenciários atuantes em Matinhos também prestou apoio para retirar outro preso da cela. O homem, que sofreu uma queda e lesionou o joelho, precisou de atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento da cidade. Os servidores do Depen fizeram o encaminhamento à UPA e, depois, retornaram à Delegacia Cidadã.

Já no dia 03 de janeiro, 20 presos que estavam na Cadeia Pública de Paranaguá foram encaminhados para a Casa de Custódia Curitiba e para o Complexo Médico Penal, em Pinhais. Já no dia 15, outros 36 presos também foram transferidos de Paranaguá para unidades penais da Região Metropolitana de Curitiba. “As remoções ocorreram tranquilamente, sem alterações e com o apoio da Polícia Militar, após alinhamento dos trâmites legais”, disse Fabrício.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá