Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Safra de grãos do Paraná poderá chegar a 37 milhões de toneladas

23/05/19 às 15:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Relatório da safra 2018/2019 divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, mostra que a produção paranaense de grão pode chegar a 37,1 milhões de toneladas, uma variação positiva de 5% em relação à safra anterior.

Segundo o Deral, o milho pode representar 17% do total nacional na safra 2018/2019. O Estado ocupa a segunda posição no ranking brasileiro de produção do grão, que é de aproximadamente 95 milhões de toneladas.

De maneira geral, as estimativas mostraram pequenas variações na comparação com o mês passado, com redução de 12% na produção de grãos de verão, por força da perda da safra de soja. Além disso, reduziu a expectativa de produção do milho safrinha, mas mesmo assim deve superar 13 milhões de toneladas.

Leia mais:

Imagem de destaque
PROPRIEDADE RURAL

PCPR e PMPR prendem suspeito de roubo ocorrido em Carlópolis

Imagem de destaque
PR- 364

Estradas rurais de Goioxim, Marquinho e Porto Barreiro terão novos serviços de conservação

Imagem de destaque
PROMOTORIA

MPPR recomenda que prefeitura e cartório de Mandaguari efetivem plantão de emissão de certidões de óbito

Imagem de destaque
NO COSUD

Paraná se torna o Estado responsável pela Câmara Técnica de Turismo Náutico

Com a relação à cultura do trigo, a área de plantio confirmou-se menor em relação à safra passada. “Porém, as estimativas em termos de produção de grãos desta safra ainda superam a do ano anterior”, diz o chefe do Deral, Salatiel Turra.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a safra paranaense ainda pode ser representativa. “Mesmo nesse contexto difícil, com clima bastante estável neste ano, temos uma avaliação positiva da nossa safra, na mesma linha da safra brasileira, que tende a ser a segunda maior da história”, disse. Segundo ele, o Paraná teve sua maior produção agrícola na safra 16/17 e, desde então, problemas climáticos afetaram os melhores desempenhos. “Mas temos uma produção digna do esforço dos nossos agricultores”, acrescentou.

Fonte: AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá