Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tribunal de Contas promove ações para estimular o controle social em todo o Paraná

19/08/19 às 12:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O controle social sobre a administração pública foi o tema de palestras realizadas por servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em três municípios paranaenses na semana passada. As ações fazem parte do programa É da Sua Conta, criado pelo órgão para reunir iniciativas cujo objetivo é fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados para públicos variados, desde jovens até grupos organizados.

Em Realeza (Sudoeste do Estado), a atividade, realizada em 12 de agosto, reuniu cerca de 200 universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Realeza (Cesreal) na sede da Associação dos Funcionários Municipais. No dia 14, foi a vez de 50 alunos do ensino médio do Colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Cascavel (Oeste) assistirem a palestra do projeto Jovem no Controle. O evento contou com a presença do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Flávio Berti.

No dia 15, 30 alunos do Colégio do Sesi em Cianorte (Noroeste) participaram de atividade do mesmo tipo. Nas palestras, ministradas pelos analistas de controle do TCE-PR Eduardo Schnorr e Guilherme Vieira, foram abordados tópicos sobre administração pública, cidadania, controle social e transparência, além das atribuições dos tribunais de contas brasileiros.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Paraná teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em 2023

Imagem de destaque
PARANÁ

Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Paraná recebe primeiro lote de vacinas contra a dengue para atender 30 municípios

Imagem de destaque
128 KG

PCPR realiza segunda incineração de drogas apreendidas no Litoral durante o Verão Maior Paraná

Na última quarta-feira (14), 16 alunos do curso de Direito da Faculdade Isepe, de Guaratuba (Litoral), foram recepcionados na sede do Tribunal. Eles assistiram à sessão ordinária do Pleno, realizada no mesmo dia, e, posteriormente, participaram de outras atividades educativas organizadas pelo órgão de controle externo. O presidente do TCE-PR, que comandava a sessão deliberativa, deu as boas-vindas aos visitantes.

Nesta terça-feira (20), será realizada nova palestra do programa Jovem no Controle, desta vez para os alunos do Colégio do Sesi do bairro Alto da Glória, em Curitiba. A atividade será na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), no mesmo bairro. Na mesma semana, outras ações do projeto serão desenvolvidas em Pinhais (nos dias 22 e 23).

           

É da Sua Conta

O programa É da Sua Conta reúne cinco projetos - todos eles alinhados aos objetivos previstos no Plano Estratégico 2017-2021 do Tribunal, bem como à visão ali estabelecida: aproximar a instituição da sociedade, apresentando resultados que a beneficiem.

O Fórum de Controle Social e a Capacitação dos Conselhos Municipais e Observatórios Sociais são direcionados a voluntários de observatórios sociais, integrantes de conselhos municipais, professores e estudantes universitários, além de cidadãos interessados no tema do controle social sobre a administração pública.

Já a juventude é contemplada por três projetos: Jovem no Controle, Geração Social e Universidades. As ações, destinadas a estudantes dos ensinos médio e superior, inclusive estagiários do próprio TCE-PR, são frutos de parcerias estabelecidas entre a corte de contas paranaense e outras entidades e órgãos públicos brasileiros, como o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Sesi, instituições superiores de ensino e demais tribunais de contas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá