Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Famílias de mortos em confronto vão a Curitiba pedir agilidade em investigações

11/12/19 às 13:12 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Representantes de 15 famílias de mortos em confronto com a polícia ou guarda municipal estiveram nesta terça-feira (10) em Curitiba. Eles se reuniram com o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná e também com o Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Gaeco.

Segundo o representante do Movimento Nacional dos Direitos Humanos no Paraná, MNDH, Carlos Enrique Santana, que acompanhou os familiares a comitiva foi pedir transparência e agilidade nas investigações das mortes dos parentes. “Já contabilizamos 35 mortes este ano que as forças policiais declaram como confronto. Algumas famílias acreditam em execução. Queremos uma força-tarefa nos moldes do que foi feito na chacina de 2016”, aponta Santana.

Durante a reunião também foi tratada a questão da chacina que ocorreu na cidade em 2016. Este ano, o episódio completou três anos. Foram 12 pessoas mortas e outras 14 feridas entre o dia 29 e 30 de janeiro de 2016. Até hoje, ninguém foi preso.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

“Houve uma reunião do Copedh descentralizada em Londrina e foram tirados dois representantes de Curitiba para cobrarem as autoridades daqui. Precisamos de mais agilidade nas investigações. As famílias merecem uma resposta. Quanto ao Gaeco, quatro destas mortes foram denunciadas e ficamos aguardando 6 meses sem respostas”, aponta o representante do Movimento Nacional.

Além das ações em Curitiba, os representantes das famílias também devem ir à Brasilia no ano que vem. “Temos algumas ações a tomar ainda. Programamos nossa ida a Brasília, ao Congresso Nacional, para março. Também vamos aguardar os retornos das ações das autoridades aqui do Paraná já que em Londrina nem fomos ouvidos”, desabafa.

Segundo o Major Nelson Villa, da Polícia Militar, tudo está transcorrendo dentro do prazo e em conformidade com a lei processual. Os inquéritos foram encaminhados para a justiça.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá