Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto vai inserir uso de drones no monitoramento de prisões

21/08/19 às 06:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Monitorar e vigiar as unidades prisionais de forma segura, preservando ao máximo a integridade física do servidor e do apenado.

Este é um dos objetivos do projeto que vem sendo desenvolvido pela equipe do Setor de Operações Especiais - SOE, de Foz do Iguaçu, que visa inserir Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) - popularmente conhecidas como “drones” - no monitoramento dos ambientes prisionais.

Conforme explica o agente penitenciário do SOE, Cristiano Aparecido de Sousa - que está à frente do projeto - a ideia surgiu tendo em vista que esta é uma tecnologia de baixo custo e de alta efetividade.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

“O projeto piloto está iniciando em Foz do Iguaçu com o propósito de expansão para todo o Paraná, deixando o DEPEN/PR com um dos estados pioneiros no uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas – RPAS, em prol a segurança pública”, destaca o agente.

Para o coordenador regional de Foz do Iguaçu, Marcos Marques, o uso dessa tecnologia será um grande aliado no controle, monitoramento e intervenção de situações que venham a ocorrer na área externa, das unidades penais.

“Com esses equipamentos teremos um controle geral da movimentação de carros, pessoas e até mesmo de ilícitos arremessados para o interior das unidades. É um ganho significativo para a segurança do ambiente penitenciário”, ressalta o coordenador


Implantação do projeto

A utilização de drones deve ser feita de forma consciente. Para isso existem regulamentos que tornam seu uso legal. A capacitação para formação de operadores - tanto para a pilotagem básica, quanto para a avançada - é fundamental no processo de implantação desta ferramenta.

Na última quarta-feira (14), o chefe da Divisão de Coordenação e Controle do Subdepartamento de Operações do DECEA, coronel aviador, Jorge Humberto Vargas Rainho, realizou uma apresentação na Base SOE/Foz do Iguaçu, com o propósito de mostrar a tecnologia e o caminho para que ela possa integrar a realidade do sistema penitenciário, e principalmente mostrar aos servidores da área a importância e eficácia do uso consciente de drones.  

Além da busca por informações e conhecimento técnico, a equipe SOE, de Foz do Iguaçu, está buscando meios para viabilizar a aquisição dos equipamentos, conforme as especificidades necessárias para o uso no ambiente prisional.


Ocorrência

Durante instrução do coronel aviador, Jorge Humberto Vargas Rainho, a equipe SOE foi acionada para sanar uma ocorrência na Cadeia Pública Laudemir Neves - CPLN, em Foz do Iguaçu.

Todo o procedimento teve o acompanhamento aéreo de drones, permitindo imagens geradas em tempo real, o que possibilitou que a equipe executasse os trabalhos sem nenhum risco à sua integridade física.


Capacitação IDESF

Visando adquirir conhecimentos técnicos para a implantação deste projeto nas unidades penais, o Depen participou, entre os dias 14 e 16 de agosto, em Foz do Iguaçu do curso sobre Legislação, Pilotagem e Manutenção de Aeronaves Remotamente Pilotadas, oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

O curso envolveu integrantes das instituições que atuam na segurança da tríplice-fronteira, entre eles, agentes da Receita Federal (RF), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército, Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Civil e Militar, Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Guarda Municipal, ICMBio e Itaipu Binacional. Os participantes tiveram a oportunidade de participar de aulas teóricas e práticas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá