Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aras diz que frisou independência do Ministério Público a Bolsonaro

13/09/19 às 12:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Indicado para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR), o subprocurador Augusto Aras afirmou nesta quinta-feira, 12, ter dito ao presidente Jair Bolsonaro que ele não pode "mandar, desmandar" nem mudar o que for feito pelo Ministério Público porque o ocupante do cargo tem garantias constitucionais.

A afirmação foi feita durante visita de Aras ao gabinete do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que é contrário à sua indicação. "Tive o primeiro contato com o presidente através de um amigo de muitos anos e disse ao presidente exatamente isso: 'Presidente, o senhor não pode errar (...) porque o Ministério Público, o procurador-geral da República, tem as garantias constitucionais, que o senhor não vai poder mandar, desmandar (...). Tem a liberdade de expressão para acolher ou desacolher qualquer manifestação. O senhor não vai poder mudar o que for feito", disse Aras ao senador. A conversa foi captado por cinegrafista da TV Globo.

Antes de anunciar a escolha de Aras, Bolsonaro defendeu o alinhamento do procurador-geral com algumas ideias. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo no mês passado, o presidente afirmou que não pretendia indicar para o cargo um "xiita" da questão ambiental nem das minorias.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Desde o início da semana, Aras está em busca de votos no Senado. Para ser efetivado no cargo, ele será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e precisa do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores. A sabatina está marcada para o próximo dia 25. Ainda nesta quinta, o subprocurador defendeu um Ministério Público "moderno", em sintonia com as necessidades de um Brasil novo, "que exige não somente combate à corrupção, mas também o destravamento da economia".

Alessandro Vieira disse que Aras demonstrou interesse em "domar a independência" dos colegas que atuam na primeira instância. "Ele tem uma visão de que o MP tem um papel importante na indução de políticas econômicas. Eu entendo que não. O MP não é parceiro do governo. É, mais do que tudo, um fiscal das políticas desenvolvidas", afirmou o senador.

A indicação do subprocurador tem como relator o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que é investigado na Lava Jato. Braga afirmou que seu parecer será favorável à indicação. "Minha percepção (em relação ao subprocurador) é no sentido de que teremos avanços", disse ele. Questionado se não se sente constrangido em ser relator, quando pode depender de uma avaliação da Procuradoria-Geral para ser ou não denunciado, Braga respondeu: "Não tenho pendência na Justiça. Sequer há uma acusação formal." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá