Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paranhos e prefeitos da Amop discutem manutenção de convênios com diretor-geral brasileiro de Itaipu

14/08/19 às 17:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ao lado do prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Junior Weiller, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, foi anfitrião nesta manhã (14) na sede da entidade da visita histórica do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, que assegurou aos 54 prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná a manutenção de convênios entre a Usina Hidrelétrica por intermédio da diretoria de coordenação.

"Foi uma reunião muito positiva. Apresentamos várias demandas de Cascavel e da região, como por exemplo, nossa proposta de implantar aqui um Anel de Integral Rural com 146 quilômetros de estradas, contemplando as que já têm asfalto e as que ainda não têm, melhorando a trafegabilidade; além do aeroporto e, junto com a Amop, pedimos o apoio da Hidrelétrica no sentido de melhor prepararmos nossos professores para um tema muito importante, que é o autismo, uma vez que Cascavel já definiu pela clínica-escola e, acreditamos ser este um assunto que deve ser estendido para toda a região", detalhou Paranhos.

Durante a entrevista coletiva, o general Silva e Luna explicou que a política de austeridade implantada pela nova gestão está em consonância com as diretrizes do governo federal, mas que não afeta os bons projetos das prefeituras. As ações consideradas sem aderência à missão ampliada da Usina foram canceladas para que os recursos fossem utilizados em obras que gerassem legado para a população regional, com melhoria da qualidade dos gastos e não redução de custos.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"O que fazemos na região não é um favor, mas parceria. Precisamos que seja preservada a qualidade da água de nosso reservatório, para ampliar o tempo de vida da Usina, e isso quem faz são os prefeitos. Por isso, todos estes investimentos são uma cooperação entre Itaipu e as prefeituras", garantiu o general.

Nesta tarde, a comitiva da Itaipu também participou, com os prefeitos, da 7ª Assembleia Geral Ordinária da Amop, durante a qual foram alinhadas ações, cronogramas e organogramas e discutidos pormenores sobre a execução de cada convênio em andamento. Cerca de R$ 300 milhões em recursos foram liberados por Itaipu às prefeituras da região ainda em 2016.

Algumas dessas ações, suspensas, terão continuidade assim que forem sanadas questões técnicas operacionais e outros pormenores. De acordo com o general, Itaipu vai investir no Oeste do Paraná a maior parte de recursos destinados a convênios e parcerias. "A ideia é priorizar obras estruturantes com o emprego de recursos realocados de convênios e patrocínios sem aderência à missão, no Paraná, em especial na região. De todo dinheiro economizado, a região será beneficiada", reafirmou.

Além de parcerias existentes, Itaipu está investindo em obras como a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, já iniciada, e a ampliação e modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, entre outras.  Os prefeitos entregaram ao general uma placa de reconhecimento por ter dado início a uma obra que era uma antiga bandeira de luta da Amop: a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá