Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Políticas públicas e proteção aos animais são temas de debates na Assembleia na próxima semana

15/08/19 às 17:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná será marcada por debates que envolvem a proteção animal. O trabalho da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente que, entre outras ações, está a de combater os maus tratos dos animais, será apresentado durante o grande expediente da sessão plenária na segunda-feira (20), a partir das 14h30.

O delegado titular da Delegacia, Matheus Laiola, falará sobre as atividades de proteção ambiental no Paraná, a convite do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). Entre alguns dados que serão apresentados está o número de denúncias que a Delegacia recebe sobre os maus tratos animais. Por mês são, em média, 300 denúncias. Nos últimos anos já foram resgatados mais de 500 cães e gatos de canis clandestino de Curitiba e Região Metropolitana ou que estavam em condições de maus tratos, como exemplo, os mais de 100 resgatados nessa semana em canis e pet shops na capital paranaense.

“A delegacia está localizada em Curitiba, mas atua em todo o Paraná em parceria com outras unidades da Polícia Civil”, explicou o delegado.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Entre as funções da delegacia estão a investigação, prevenção e apuração das infrações contra o Meio Ambiente, incluindo fauna e flora. A principal atuação tem sido o combate de maus tratos dos animais.

“É uma delegacia muito importante para o Paraná, que desempenha um papel fundamental para a preservação do meio ambiente, e principalmente contribuiu à causa animal”, disse o deputado Guerra que solicitou ao Governo do Estado a implantação da Delegacia Eletrônica de Proteção Ambiental.

Audiência pública – Já a modernização da legislação estadual de proteção animal, o resgate e atendimento de animais silvestres, a caça e o tráfico de animais silvestres, o panorama atual e planos do Governo Estadual para a proteção animal, bem como questões de saúde pública serão tema de uma audiência que acontece na próxima terça-feira (20), a partir das 9 horas. A proposta do encontro é do deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, em parceria com o deputado Alexandre Amaro (PRB), que também é membro da Comissão.

Estão previstas as participações do professor-doutor Vicente de Paula Ataíde Júnior, referência acadêmica no Brasil em relação ao Direito Animal; da professora-doutora Rita de Cássia Maria Garcia, docente do curso de Medicina Veterinária da UFPR com especialização em Saúde Pública, Bem-Estar Animal; do professor-doutor Rogério Ribas Lange, docente do curso de Medicina Veterinária da UFPR e presidente de Honra da Associação Paranaense de Medicina de Animais Selvagens; da senhora Virginia Talbol analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio desde 2009, atualmente em exercício no Núcleo de Gestão integrada - NGI Antonina-Guaraqueçaba; e da doutora Fabiana Campos diretora de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST).

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá