Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto de Lei assegura certidão em braile à deficientes visuais

05/12/19 às 17:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD) foi criado em 3 de dezembro de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e abrange deficiências físicas e mentais. O deputado Subtenente Everton (PSL) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 913/2019 que assegura às pessoas com deficiência visual do Paraná, o acesso a certidões de registro civil confeccionadas em braile. O projeto abrange as certidões de nascimento, casamento e óbito. “Muitas pessoas não sabem, mas o maior índice de deficiência no Brasil é a visual, são 3,4% de deficientes visuais. São milhões de pessoas que não enxergamos nas ruas por que elas ainda esbarram na falta de acessibilidade”, declara.

Em 2010, a deficiência visual estava presente em 3,4% da população brasileira; a deficiência motora em 2,3%; deficiência auditiva em 1,1%; e a deficiência mental/intelectual em 1,4%. “Nos EUA temos a sensação de existirem mais pessoas com deficiência porque vemos eles nas ruas, nos shoppings, nos cinemas; porque é respeitada a sua preferência em todos esses lugares”, disse. “No Brasil são 45 milhões de pessoas que não enxergamos nas ruas por que elas ainda esbarram na falta de acessibilidade; muitas ficam confinadas ao espaço doméstico, sem acesso à educação, saúde, esporte e lazer”, declara.

De acordo com a ONU, 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, no Brasil são 45 milhões, segundo dados do IBGE. No Paraná esse índice é de 22%, ou seja, uma em cada cinco pessoas possuem deficiência visual, auditiva, motora ou intelectual. “São 2.428.673 pessoas. Precisamos adequar os lugares, mas também a nossa cultura em relação as pessoas com deficiência”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Projetos de inclusão - A inclusão é um desafio enfrentado todos os dias com políticas públicas, mas, de acordo com o deputado Subtenente Everton, só irá se concretizar com a participação e o compromisso de todos. "A começar pelo respeito e a prioridade que damos às pessoas com deficiência, seja nos atendimentos ou atividades corriqueiras do nosso dia a dia como, por exemplo, a preferência para servir-se no buffet de um restaurante", disse.

O deputado Subtenente Everton trabalha é membro do CRIAI - Comissão da Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência e, entre várias ações destaca-se a realização de cinco Seminários para discutir o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com os pais, professores e profissionais da área.

O deputado também é coordenador da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa ao Paradesporto e trabalha a inclusão da PcD através do esporte. “Há uma grande limitação de recursos para esse segmento. Esses atletas são praticamente invisíveis para a sociedade. Neste primeiro ano de mandato, promovemos algumas ações que irão nos nortear em 2020”, afirmou o parlamentar. Entre elas, foi realizada a visita ao Comitê Paralímpico Brasileiro e realizado o Festival Militar Paralímpico. “Foram experiências que nos mostraram que a pessoa com deficiência precisa e merece ser vista como igual, obviamente com respeito às suas particularidades. Ela não precisa de compaixão. Precisa de políticas públicas sérias e eficazes com as quais estou comprometido”, conclui.

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá