Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Uso sustentável do bambu é discutido em audiência pública na Alep

19/11/19 às 16:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O uso comercial do bambu como alimento, matéria para a construção civil e biocombustíveis foi discutida em uma audiência pública na manhã desta terça-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, por iniciativa do deputado Goura (PDT). “Queremos que o Paraná tenha uma política pública de estimulo aos produtores e à comercialização”, explicou o parlamentar, que convidou pesquisadores de universidades, técnicos agrônomos e produtores que exploram a potencialidade da planta no estado.

“Proponho a criação de um grupo de trabalho, com a participação do Governo do Estado, das universidades e da sociedade para a elaboração de um projeto de lei específico sobre o tema”, afirmou Goura, destacando a experiência apresentada por engenheiros da Emater e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) durante o evento. “A ex-governadora e ex-deputada Cida Borghetti foi autora de um projeto de lei que foi vetado pelo Poder Executivo”, exemplificou sobre a necessidade de uma legislação sobre o tema.

Da mesma forma se posicionou o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Eloy Casagrande, sobre a regulamentação de uma lei federal sobre o bambu. “Já tivemos uma lei nacional de política de incentivo ao bambu, sancionada pelo governo Dilma Rousseff, em 2011, mas ela não foi regulamentada. O maior problema ainda é o cultivo do bambu, uma atividade extrativista. Para as propriedades rurais iniciarem a produção é preciso observar normas técnicas, assistência técnica e a qualidade do produto, além de saber quem vai financiar o cultivo”, listou.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Para a engenheira agrônoma da Emater, Laís Adamuchio, a discussão sobre a cultura do cultivo e industrialização da planta é fundamental para incentivar as cadeias produtivas. “Precisamos do desenvolvimento de pesquisas em relação à utilização, desde o cultivo, as formas de beneficiamento em novos produtos, mas principalmente da abertura de novos mercados. O fomento desta atividade junto às indústrias e ao consumidor, para que ele se conscientize da sustentabilidade da espécie que serve a mais de quatro mil usos comerciais. O Paraná ainda explora muito pouco este potencial que pode trazer muita renda, especialmente para os pequenos produtores”, frisou.

Laís explicou que o manejo do bambu não exige quantidade de pessoas em sua mão de obra e começa a dar retorno a partir de seis anos, quando já é possível retirar seus insumos anualmente e com estabilidade. “O produtor pode explorar este produto para diversos fins, na sua própria propriedade, como carvão, estruturas de armazéns e cercas, para economizar em insumos externos. É uma espécie de fácil cultivo e adubação. Desde que haja organização da cadeia produtiva, é possível atender até mesmo o mercado de celulose, com o cultivo em grandes áreas”.

Desafios - O produtor Fábio Resmusz, arquiteto que mantém uma propriedade de 400 mil metros quadrados no município de Campina Grande do Sul, começou em 2002 a trabalhar com as potencialidades do bambu para uso na construção civil, especificamente a bioconstrução. “São anos de desenvolvimento e parceria para desenvolver maquinário e tecnologia para explorar esta matéria prima que é utilizada há milhares de anos em países como a China e o Egito. Não é preciso plantar todo ano, só se faz o manejo das plantas, por isso o cultivo é simples. É um material leve com resistência do aço”, afirmou.

Fábio cultiva três variedades de bambu para a confecção de diversos materiais, cada um com suas especificidades, como móveis, talheres, quadros de bicicleta e estruturas de casas. “Hoje fazemos cortes anuais, no inverno, e no resto do ano fazemos tratamento e beneficiamento do que é extraído. Pesquisamos novas tecnologias para tentar melhorar a aplicação da matéria prima, o que vale comercialmente ou não. Uma legislação é fundamental, mesmo os técnicos agrícolas municipais, estaduais e federais não têm conhecimento suficiente para a assistência e é muito difícil obter financiamento de um banco”, contou.

Segundo Júlio Bittencourt, engenheiro agrônomo da Emater, especialista em agroecologia, a produção no Paraná é fomentada dentro do órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) com unidades demonstrativas de potenciais para cada região paranaense. “Estamos nas cinco macrorregiões do estado para estimular o agricultor a enxergar este potencial econômico, não apenas para o uso nas propriedades, mas para a produção em larga escala pela indústria de papel e na indústria de alimentos, com o broto de bambu, que é mais nutritivo que o palmito”, destacou.

“Uma política publica é essencial para o salto da cultura sobre a planta, ela ainda depende dos recursos dos produtores, sem incentivo público para que seja dinamizada”, explicou Júlio Bittencourt, apesar de salientar que a Emater mantém o apoio à produção em seus escritórios regionais. “O técnico das localidades que recebe a demanda dos agricultores recorre aos especialistas do órgão para receber informações sobre o cultivo e manejo”. Júlio comentou ainda que estados como o Maranhão e Alagoas fornecem insumos para a indústria de papel do tipo Craft, derivados de plantações extensivas.

Participaram da audiência ainda: o deputado Dr. Batista (PMN); a diretora do CPRA, Solange Maria da Rosa Coelho; o engenheiro florestal e professor da UFPR, Marcelo Ranger; o articulador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Filipe Braga Farhat; a arquiteta e urbanista, Juliana Cortez Barbosa; e o produtor Bruno Cesar Fade.

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá