Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Guarda Municipal termina curso de capacitação para fiscalizar trânsito

17/10/19 às 10:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Após mais de um mês de curso, os 20 guardas municipais concluem nesta sexta-feira (18) a capacitação de agentes de trânsito. Assim, eles vão poder em apoio à Diretoria de Trânsito, ligada a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, CMTU.

Durante todo o período de 200 horas divididas em seis semanas de aula, os guardas tiveram disciplinas de legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, ética e cidadania, psicologia aplicada, papel educador do agente, língua portuguesa entre outras.

Segundo o secretário municipal da Defesa Social, coronel Pedro Ramos, a nova atividade que será desempenhada pela Guarda Municipal está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Em Londrina, devem atuar 4 guardas por turno de serviço. “Durante a escala normal, se houver necessidade como apoio em acidente ou outra situação de trânsito, poderemos atender melhor a população, já que trabalhamos 24 horas todos os dias”, aponta.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Ele aponta ainda que os guardas passaram por aulas em sala e também foram a campo, entender a rotina dos agentes de trânsito e isso gerou confusão entre muitos motoristas. Alguns gravaram vídeos, que viralizaram nas redes sociais e aplicativos de mensagens. O problema, segundo Ramos, é que espalharam notícias falsas. “O vídeo foi um contexto da visão equivocada do munícipe que não sabia o que estava acontecendo. Em alguns casos, algumas pessoas ofendiam os agentes de transito e os guardas que estavam apenas aprendendo e não multando. Mas quem passava tinha um pré-julgamento”, desabafa.

A partir do início dos trabalhos, a situação muda. Os guardas passam a atuar como a agentes e a aplicar multas como agentes de transito.  “As infrações constatadas nesse cotidiano serão lavradas, sob pena de prevaricação. Mas o objetivo é atender a população de bem”, relata.

O secretário de defesa social acredita que a fiscalização de trânsito agrega ao trabalho de segurança pública da Guarda, embora a vocação inicial da pasta estivesse atrelada à proteção de espaços públicos. Em Londrina são 330 guardas municipais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá