Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cinema e geografia são debatidos no Museu Paranaense

05/09/19 às 10:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Museu Paranaense promove na próxima terça-feira (10), às 19 horas, a mesa-redonda “Narrativas transversais: diálogos entre ambientalismo, cinema e geografia”, que vai abordar aspectos referentes à vida e à contribuição científica do geólogo e ambientalista Reinhard Maack.

Participam o pesquisador Henrique Paulo Schmidlin, conhecido como Vitamina, o artista interdisciplinar Rayman Virmond e a arqueóloga do Paranaense, Claudia Inês Parellada, que fará a mediação. As inscrições são gratuitas e podem até 9 de setembro pelo link http://bit.ly/narrativas_transversais.

Além do trabalho de Maack, serão apresentados também a pesquisa e o processo criativo de projetos que envolvem geografia, cinema e paisagem, realizados por Virmond, com exibição do curta documental/experimental sobre a Serra do Mar chamado “Topofilia”.

Leia mais:

Imagem de destaque

Largada da Rota das Catedrais será neste sábado

Imagem de destaque

Feriados prolongados aceleram turismo de Foz do Iguaçu

Imagem de destaque

Lago Cabrinha ganha letreiro turístico

Imagem de destaque

Lago Cabrinha ganha letreiro turístico

PESQUISADORES - Considerado uma referência na questão ambiental em Curitiba, Henrique Paulo Schmidlin é montanhista desde a adolescência e apaixonado pelo Paraná. Foi o primeiro a documentar a escalada de algumas montanhas e pioneiro em desenvolver trilhas e mapas de acesso. Criou novos modelos de materiais e equipamentos para o uso em alta montanha. Atuou como advogado na área jurídica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, ITC, Surehma e por cerca de 15 anos foi curador do Patrimônio Natural do Paraná.

Rayman Virmond trabalha como filmmaker e artista interdisciplinar, fazendo documentários, projetos fotográficos, vídeos experimentais e videoclipes. Sua pesquisa relaciona cinema e paisagem, utilizando como base a geografia, as ciências sociais e os estudos fílmicos. É mestrando em Cinema pela Universidade de Beira Interior, Covilhã, Portugal, e formado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Arqueóloga com doutorado na Universidade de São Paulo USP, mestre em Antropologia Social e geóloga pela mesma instituição, Claudia Inês Parellada atua no Museu Paranaense desde 1984, sendo a pesquisadora responsável pelo Departamento de Arqueologia do museu desde 1990. Executou e vem coordenando diferentes projetos de pesquisa arqueológica e etnográfica, especialmente no Paraná e no Mato Grosso, com publicações de alcance nacional e internacional.

Ela também ministra cursos de extensão em universidades brasileiras e em comunidades tradicionais, orienta e supervisiona alunos de graduação e pós-graduação e, ainda, faz parte do corpo técnico de revisores de vários periódicos científicos.

REINHARD MAACK - Pioneiro na questão da preservação de áreas naturais, o geólogo e ambientalista Reinhard Maack foi colaborador do Paranaense em 1943 e foi ele que, dois anos antes, deu nome à montanha de maior altitude do Estado, na Serra do Mar: o Pico Paraná. Como pesquisador, defendeu a Teoria da Deriva Continental (Alfred Wegner), argumento de sua tese de doutorado e pela qual foi premiado pela Unesco. Em 1950, como membro de uma expedição da UFPR, foi um dos primeiros pesquisadores a estabelecer contato com os Xetá, no baixo curso da baía do Rio Ivaí.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá