Alimentação

5 dicas para estimular as crianças a comer melhor


19/03/19 às 13:09 - Escrito por Redação Tarobá News

É durante a infância que os hábitos alimentares são desenvolvidos. Nesse período, os pais possuem grande influência nesse processo e podem incentivar o consumo de comidas saudáveis aos filhos.

Pode não ser uma tarefa tão fácil, mas é perfeitamente possível dar o exemplo e guiá-los por essa jornada, que passa pelo preparo das comidas no fogão e o ato de se servir quando os alimentos já estão prontos. Abaixo, confira 5 dicas para estimular os seus filhos a comer melhor:

1. Varie o cardápio

As crianças costumam ter maior resistência a inserir um novo alimento na dieta. Apesar disso, é muito importante que você varie o cardápio no dia a dia para que seu filho conheça diferentes sabores e texturas. Quanto mais a criança conhecer sobre os alimentos, mais chances ela terá de consumi-lo. Se em um dia tiver arroz e carne, no outro pode ter peixe e legumes, por exemplo. O principal ponto aqui é oferecer variadas opções para a criança poder explorar.

2. Incentive a criança a colocar a mão na massa

Claro que isso depende da idade do seu filho. Você não vai dar uma faca para uma criança de quatro anos, por exemplo. Portanto, muito cuidado com os utensílios de cozinha. A recomendação, aqui, é para que você estimule a criança a colocar a mão na massa e a ficar mais próxima dos alimentos. Distribuir fatias em panelas, descascar o que não proporcionar nenhum risco para a criança, fazer um suco e encostar nos alimentos são formas de deixar o seu filho ainda mais próximo dos alimentos e das refeições.

3. Provoque os sentidos

Uma maneira muito eficaz de atrair a atenção da criança e o gosto da comida é aguçar os sentidos. Você consegue fazer isso descrevendo as características de cada alimento. “Hmmm, olha que cheiro gostoso”, “Veja a textura desse tomate” e por aí vai. Visão, olfato e tato são sentidos muito importantes e que fazem parte da educação alimentar. Estimulá-los será benéfico para que as crianças sintam ainda mais vontade de comer.

4. Elogie as pequenas conquistas

Como já dissemos, as crianças possuem dificuldade de introduzir novos alimentos na dieta, sobretudo aqueles relacionados a frutas e legumes. Portanto, sempre que seu filho aceitar colocar um novo alimento na sua vida diária, elogie. Assim como quando algum alimento for provado pela primeira vez. Incentivar a coragem e a determinação do seu filho fará com que ele sinta ainda mais vontade de repetir o feito em um futuro próximo.

5. Deixe que a criança monte o prato

Um aspecto muito importante para que as crianças comam melhor é não ser autoritário ou impositivo. Deixe seu filho escolher os alimentos que deseja no prato com autonomia e independência. Não interfira, a não ser que seja necessário, como no caso da criança colocar muita ou pouca comida ou só escolher um alimento específico.