Alimentação

Dieta saudável deve incluir todos os ingredientes


20/08/19 às 14:34 - Escrito por Redação Tarobá News

Uma alimentação saudável depende do consumo de refeições ricas em nutrientes -- proteínas, vitaminas, minerais, gorduras e carboidratos. Para objetivos específicos pode-se focar em algum macronutriente, mas, em geral, uma dieta equilibrada, tanto para manutenção, perda ou ganho de massa muscular, deve incluir todos os ingredientes, já que cada um possui uma função para o organismo.

As proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco de animais. Percebe-se, portanto, que elas são elementos básicos e constituintes da vida. Elas desempenham diversas funções, como manter as estruturas celulares, defender o organismo contra invasores e fornecer combustível aos músculos.

Além disso, são nutrientes que aumentam a saciedade, e, por sua vez, diminuem a vontade de comer mais. Para praticantes de academia, as proteínas também possuem uma grande importância ao atuar na recuperação muscular. Nesse sentido, existem suplementos alimentares com uma alta concentração desses macronutrientes, como o whey protein hidrolisado.

Já os carboidratos são essenciais como fontes imediatas de energia para o cérebro, medula, nervos e células vermelhas do sangue. Ter uma deficiência desse nutriente pode desencadear problemas no sistema nervoso central e em outros órgãos, além de provocar fraqueza, tontura e fome. Arroz, cereais, pães, massas e batatas são alimentos ricos em carboidrato.

As vitaminas e minerais atuam no equilíbrio do organismo, regulando as enzimas e hormônios, além de atuarem no funcionamento cerebral. Com os altos índices de poluição, o estresse e o consumo de aditivos químicos fazem com que esses nutrientes sejam extremamente necessários para o organismo. Eles só podem ser adquiridos por meio da alimentação ou suplementos, já que o corpo não os produz.

Um dos órgãos vitais que necessita de todos os nutrientes para funcionar corretamente é o coração. Ele depende de energia para pulsar, oxigênio e outros nutrientes. “Todos os nutrientes são importantes para a manutenção da saúde de uma forma geral, mas, como somos um ser segmentado por “sistemas”, podemos dizer que o sistema cardiovascular depende de alguns em específico. diz o nutricionista Diogo Círico, da Growth Suplements.

Apesar de necessitar de todos os macronutrientes essenciais, assim como outros órgãos do corpo humano, o coração, em particular, depende de alguns específicos. Como a vitamina A, que é boa para o coração e para a memória, além de prevenir o câncer e fortalecer olhos e pele. Além da vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das células, pois ajuda a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

“Na verdade, a variedade de frutas, verduras, legumes disponíveis, o hábito de comer fontes de forma saudável é o que de fato necessitamos para proteção cardiovascular”, afirma Círico. Entram nessa lista até gorduras boas, como castanhas, amendoim, nozes e amêndoas, também benéficas para outras funções do organismo. A dieta saudável, portanto, se constitui de uma variedade de nutrientes e alimentos que resultam em uma vida saudável e em equilíbrio.