Alimentação

Dieta vegetariana nem sempre emagrece


25/02/19 às 10:41 - Escrito por Redação Tarobá News

Os carnívoros que nos desculpem, mas ser vegetariano é, sim, benéfico para a saúde. E essa afirmação não é ativismo, mas uma declaração oficial da maior organização do mundo voltada para a alimentação: a Academia Americana de Nutrição e Dietética (AAND).

Mas emagrece? "O objetivo não é a perda de peso, por essa razão temos muitos vegetarianos obesos ou com sobrepeso por alto consumo de carboidrato", considera Andrea Pereira, médica nutróloga nos Ambulatórios de Obesidade, Síndrome Metabólica e Cirurgia Bariátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Para conseguir resultados na balança, é preciso buscar orientação médica, mas é sim possível.


O que é a dieta vegetariana

Nos Estados Unidos, o número de pessoas que adotam esse tipo de alimentação só cresce, especialmente entre os jovens de 18 até 34 anos. Os dados são de um estudo realizado pelo The Vegetarian Resource Group (VRG), entidade voltada para a educação em vegetarianismo e veganismo.

E não tem sido diferente no Brasil. Em 2018, uma pesquisa feita pelo IBOPE mostrou que 30 milhões de pessoas excluem carne do cardápio, o equivalente a toda a população da Venezuela. 


Tipos de vegetarianismo

Essa forma de se alimentar descarta o consumo de todos os tipos de carne (ave, gado, peixe, porco), assim como produtos de origem animal como embutidos, gelatina etc. Mas é admissível a ingestão de ovos e leite, como se vê nos tipos de dieta vegetariana a seguir descritos: 

Ovolactovegetariana: inclui ovos e laticínios Lactovegetariana: admite produtos lácteos, mas não ovos

Ovovegetariana: permite ovos e produtos com ovos, e exclui leite

Vegana ou vegetariana estrita: exclui produtos à base de ovos e leite. Pode excluir mel.

Crudívera vegetariana: baseada em vegetais, frutas, sementes, nozes, legumes e brotos. O montante de alimentos não cozidos varia de 75% a 100% da alimentação diária.

Semivegetariana: são os menos restritos. Não consomem carne vermelha em hipótese alguma, mas se alimentam da carne branca, como a do frango e do peixe.


Ideologia ou dieta?

Os especialistas em nutrição entendem que o vegetarianismo não pode ser considerado uma dieta de emagrecimento. Afinal, essa escolha está mais relacionada a uma ideologia que promove menor exploração de recursos naturais e, consequentemente, menor dano ambiental. E a dieta é apenas um dos aspectos desse contexto.

O fato é que quem decide comer só vegetais reduz as chances de doenças crônicas como as do coração, diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer e a obesidade. Esses benefícios decorrem de um programa alimentar pobre em gorduras saturadas (de origem animal) e ricas em vegetais, frutas, grãos integrais, legumes e produtos à base de soja, nozes e sementes - itens ricos em fibras, fitoquímicos e nutrientes importantes -  que ajudam a reduzir as taxas de colesterol e equilibram a glicose (açúcar do sangue), levando ao controle e prevenção dessas enfermidades. 


Leia matéria completa o UOL VIVA BEM