Bem-estar

Aprenda a curiosa técnica para pegar no sono!


28/01/19 às 08:08 - Escrito por Redação Tarobá News

Deitar na cama e não conseguir dormir é uma sensação ruim, não é verdade? Você vira para um lado, paro outro, dá vontade de ir ao banheiro, frio, calor, tudo menos o sono! E quando temos que acordar cedo e lembramos que desperdiçamos horas de sono, a coisa piora ainda mais!

Por isso no vídeo, a dica é de um exercício de respiração, descoberta pelo dr. Andrew Weil, doutorado pela Harvard Medical School, EUA. Chama-se técnica do 4-7-8.

Aprenda os passos:

1-Inspire profundamente pelo nariz contando até 4;

2-Segure a respiração contando até 7;

3-Expire o ar pela boca fazendo barulho, contando até 8.

Você deve fazer quatro ciclos, e não apenas antes de dormir e sim praticar a técnica em outros momentos do dia, pois ajuda também a diminuir a ansiedade e o estresse.

O exercício basicamente, controla a nossa respiração para devolver a concentração de gases no sangue a níveis normais, baixar o nosso ritmo cardíaco para entrar num estado de relaxamento e tranquilidade.

A médica do sono, dra. Carolina de Paula Soares, da clínica Neo Sáude em Cascavel, explica que é muito importante para o organismo uma boa noite de sono. “Durante os diferentes estágios do sono, vamos ter a liberação de vários hormônios, aumento da imunidade, vários processos que ajudam a manter a qualidade da nossa saúde, por isso são indispensáveis as fases do sono. A falta de sono profunda pode fazer desde você ficar com dificuldade de memória, até ficar mal humorado, mais velho antes da hora ou doente mais fácil”.


Reportagem: Patrícia Sonsin. Participação especial dra. Carolina de Paula Soares, médica do sono da clínica Neo Sáude, CRM-PR 23488, RQE 18355.