Bem-estar

Dor ao fazer xixi? É provável que seja infecção urinária; veja causas


26/02/19 às 09:31 - Escrito por Redação Tarobá News

A infecção do trato urinário (ITU), mais conhecida como "infecção urinária", é um dos tipos de infecção bacteriana mais comuns no ser humano. Quase sempre, é causada por micro-organismos que ficam nas fezes sem provocar doença, mas que, por alguma razão, entram no canal urinário, ou seja, onde não podiam entrar. 

Quando limitado ao trato urinário baixo, ou seja, a bexiga, a condição recebe o nome de cistite e costuma ser resolvida sem problemas com antibiótico. Se a infecção "subir" para o trato urinário alto, passando pelo ureter até os rins, a condição passa a ser chamada de pielonefrite e pode ser muito perigosa, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea, causando febre e até uma infecção generalizada. Por isso, é importante procurar o médico ou ir ao pronto-socorro ao sentir ardor ou dor ao fazer xixi.


Mulheres são mais vulneráveis

As mulheres são bem mais vulneráveis ao problema por uma questão anatômica: a uretra delas é mais curta e sua entrada fica mais próxima à vagina e ao ânus. Estudos indicam que mais da metade das mulheres terá pelo menos uma infecção urinária na vida. De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), essa é a principal causa de afastamento no trabalho para elas.

A relação com a atividade sexual e o início da vida sexual é frequente, tanto que, quando esse é o motivo da infecção, muitos médicos se referem ao quadro como "cistite de lua-de-mel". 


Cistite de repetição

A cistite recorrente ou de repetição, definida por três episódios em um ano, ou dois em seis meses, é comum a cerca de 25% das pacientes que sofrem uma infecção no trato urinário. Apesar de esses quadros não representarem uma ameaça na maioria das vezes, eles podem prejudicar bastante a qualidade de vida e até a função sexual. 


Sintomas

Ardor ou dor ao fazer xixi

Pressão ou dor no baixo ventre (abaixo da barriga)

Vontade de fazer xixi o tempo todo, mas ao ir ao banheiro quase não há o que urinar

Xixi escuro, com sangue ou odor diferente

Cansaço ou mal-estar


Leis matéria completa UOL VIVA BEM