Comportamento

Como fazer um pós-venda eficiente? Etapa é fundamental para fidelizar e encantar clientes


18/04/19 às 11:03 - Escrito por Redação Tarobá News

Para ter um bom sucesso comercial, não basta vender produtos ou serviços em grande quantidade. É necessário manter os novos clientes com ações duradouras e a longo prazo junto à sua empresa. Isso, no jargão empresarial, é chamado de pós-venda. Quando bem feito, pode garantir uma boa qualidade de atendimento ao prospect (cliente), e, consequentemente, render bons frutos para a empresa, não só financeiros, mas também de reputação dentro do mercado em que atua.

Para as empresas que trabalham diretamente com o consumidor final (b2c), essa relação é mais palatável. A empresa vende seus produtos ou serviços e a etapa de pós-venda já começa assim que a transação é realizada, a fim de fidelizar o cliente e mantê-lo comprando mais vezes. Isso acontece com a venda de acessórios esportivos e produtos de beleza, por exemplo.

Já as empresas que vendem para outras organizações (b2b), essa etapa é um pouco mais difícil de ser identificada. Pense, por exemplo, em uma companhia cujo produto principal são máquinas agrícolas. Nesse contexto, onde acaba a venda: na assinatura do contrato, na entrega da máquina ou na instalação do aparelho? Sendo assim, o pós-venda não é visto apenas como um processo após a transação financeira, mas como um conjunto de práticas para fidelizar o cliente e fornecer um bom atendimento, sanando dúvidas e evitando problemas que afaste o consumidor da empresa.

O pós-venda pode ser feito pela mesma equipe que realiza as vendas ou por um time separado, tudo depende do porte da empresa. Em ambos os casos, é necessário coletar, organizar e analisar os dados disponibilizados pelos clientes, como informações pessoais e de compra. Esse processo é facilitado com um sistema de gerenciamento, mais conhecido como CRM.

Existem várias ações de pós-venda simples e práticas de fazer, por exemplo enviar mensagens ou brindes em datas especiais. Com as informações coletadas, é possível saber qual é a data de nascimento do cliente e, neste caso, a empresa pode mandar um texto de aniversário juntamente com brinde ou algum cupom de desconto.

Essa é só uma das várias alternativas para cultivar um bom relacionamento com o cliente e fidelizá-lo, mas também existem algumas dicas gerais para se sair bem e tornar sua empresa referência no mercado:

1. Sempre cumpra com o que você prometeu e vá além

2. Mostre que se interessa pelo seu cliente, proporcionando o melhor atendimento possível

3. Nunca esteja ocupado demais para o seu cliente

Lembre-se também de que seus funcionários são seus clientes internos. Portanto, pense em estratégias de comunicação interna para reforçar a cultura da empresa e manter um ambiente agradável entre os colaboradores. Isso com certeza vai motivá-los a falar bem do lugar onde trabalham para outras pessoas, dando maior visibilidade e possibilidade para novos consumidores chegarem até você.