Curiosidade

Como preparar um cantinho de home office funcional e estiloso


15/05/19 às 17:44 - Escrito por Redação Tarobá News

Trabalhar em casa já se tornou uma prática comum em muitas empresas e áreas de atuação. Se você participa desse movimento ou é um profissional freelancer, sabe da importância de produzir em um ambiente confortável, organizado e com a sua cara. O projeto do home office deve ser estiloso, mas ao mesmo tempo funcional, para não te distrair sem necessidade e para fazer com que você tenha um bom nível de produtividade. Aqui, você vai aprender dicas para tornar esse cantinho ainda mais especial, com a escolha do local, dos móveis e da decoração.

Tudo começa com a escolha do ambiente onde será o escritório. Tudo bem trabalhar em locais como a sala de estar de vez em quando, mas o ideal é você ter um lugar só para você, seja um ambiente físico separado dos outros cômodos da casa ou até mesmo um lugarzinho no seu próprio quarto ー se esse for o caso, aposte em uma divisão suave entre o espaço de descanso e de trabalho e aposte em uma decoração integrada de cores e marcenaria.

Embora esse local não possa ter muitas distrações, isso não impede que você projete de acordo com o seu estilo e com o que há de mais moderno no mundo da decoração. Para dar mais vivacidade ao ambiente, aposte em cores diferentes do branco e do cinza e escolha aquela que você se sinta mais confortável e inspirado. Só tome cuidado para não escolher um tom muito forte e ficar cansado ou ansioso com a estética do home office.

A escolha dos móveis precisa respeitar algumas regras para proporcionar um ambiente funcional e produtivo para um bom desempenho das atividades. A mesa deve ficar na lateral da janela ou de frente para ela, já que a luz natural pode prejudicar a visibilidade da tela do seu laptop. A altura adequada é entre 75 cm e 90 cm, para que os braços fiquem dobrados em um ângulo de 90°. Se for uma escrivaninha, prefira as de canto em C ou L.

Para organizar os materiais, opte por itens como prateleiras e organizadores. Se quiser tornar o espaço ainda mais personalizado, faça uso dos boards com furos para diversos suportes. Se o volume de papel ou de material for alto, você pode usar caixas decoradas e adesivadas para tornar o ambiente ainda mais charmoso e pessoal. Independentemente do seu tipo de trabalho, o ideal é não pecar pelo excesso ー uma mesa de trabalho minimalista e organizada é fundamental para manter a produtividade e não se estressar com objetos perdidos.

Se o seu home office tiver um estilo mais rústico e industrial, pode fazer sentido expor alguns fios e cabos de forma estratégica. Em contrapartida, caso o objetivo seja um ambiente mais clean e moderno, a dica é usar organizadores de fios para mantê-los juntos e escondidos. Clips de papel sobre a mesa também podem dar uma estética mais organizada  para os cabos que se conectam ao computador, como carregadores, fones de ouvido e cabo USB.

A iluminação também é parte fundamental para um ambiente confortável e funcional de trabalho. A luz deve incidir de forma indireta e ter boa potência. Vale utilizar luminárias portáteis em cima da mesa ou no teto, caso possa investir um pouco mais na estética e na qualidade da iluminação do ambiente. As luzes de led são as com melhor eficiência energética, além de esquentarem menos.

Por fim e não menos importante, as cadeiras de escritório. Dê muita atenção a esse item, porque quem trabalha sentado tem mais riscos de desenvolver vícios posturais e problemas na coluna. Adquira uma cadeira regulável e com apoio nas costas. Esse talvez seja o objeto com menos apelo estético, já que o objetivo é proporcionar uma boa saúde ao usuário. Suas pernas devem entrar confortavelmente na mesa e os punhos, cotovelos e mãos devem ficar relaxados e na mesma altura.