Curiosidade

Seu carro pede cuidados especiais no inverno


16/07/19 às 16:52 - Escrito por Redação Tarobá News

As baixas temperaturas registradas no inverno podem ser muito atraentes para turistas e pessoas que estão de férias e desejam passar mais tempo em casa. No entanto, este é um período que exige mais atenção com diversos assuntos.

Por se tratar de uma estação de temperaturas baixas e clima bem seco, o inverno acaba exigindo mais do nosso corpo, o que faz com que sintamos diferenças visíveis em nosso dia a dia, na saúde, pele, cabelo e disposição.  Se o frio afeta a saúde do corpo humano, que é considerado por muitos a máquina mais perfeita do mundo, imagina o que ele pode fazer com seu carro.

Preparamos este artigo para explicar melhor todos os problemas que o frio pode causar ao seu veículo e mostrar quais são os cuidados especiais no inverno que você precisa ter com o seu carro. Acompanhe.


Cuidados especiais no inverno que seu carro pede:

Reservatório de partida à frio
A maior parte dos veículos atualmente são bicombustíveis, mas mesmo sendo somente com um, precisa contar com um reservatório de combustível para partida à frio, responsável por injetar gasolina no motor toda vez que o carro é ligado e o motor está frio.
É fundamental que esse reservatório esteja sempre cheio.

 Atenção as luzes e palhetas
É fundamental que todas as lanternas e luzes do veículo estejam funcionando perfeitamente nessa época em que as neblinas são comuns e a visibilidade costuma ser menor.
Por isso, atente-se a todos os faróis, luzes de sinalização, de freio e, também as palhetas dos vidros.

Pneus
Esteja sempre atento à pressão recomendada pelo fabricante para a calibragem dos pneus e mantenha-a dentro do recomendado. Lembre-se também de fazer todas as verificações necessárias.

Cuide do motor do seu carro
Evite acelerar demais o motor assim que liga o veículo, pois isso pode forçar o mecanismo colocando seu funcionamento em risco.
O ideal é esperar que o motor atinja uma temperatura correta para promover acelerações mais intensas.

Cuidado com a bateria
Sim, épocas mais frias desgastam mais as baterias dos carros, por isso é interessante que você fique atento à carga desse componente e evite sempre ligar o carro já acionando o ar condicionado, aparelho de som etc.
Fazendo isso você poupará dores de cabeça e não precisará da ajuda daquele amigo para dar carga na bateria ou até mesmo acionar a assistência 24 horas do seguro auto, caso tenha um.

Fique atento a manutenção do ar condicionado
É fundamental que você sempre realize limpezas e a troca do filtro do ar condicionado de acordo com o recomendado pelo fabricante também. Isso ajuda a não sobrecarregar o motor com o funcionamento deste equipamento e não colocar sua saúde em risco.
Esses são apenas seis dos cuidados especiais no inverno que seu carro precisa receber. Estando atento a eles, certamente você conseguirá aproveitar melhor seu inverno sem maiores problemas.


Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros