Saúde

Portadores de cuidados especiais mudam de vida com home care


07/01/20 às 07:26 - Escrito por Redação Tarobá News

Ações simples ajudam na recuperação e melhoram a qualidade de vida; iniciativa desenvolvida pela equipe da Lar & Saúde busca humanizar o tratamento e promover empatia

Quem já esteve com um familiar ou amigo internado sabe que o ambiente hospitalar traz consigo momentos de apreensão e receio – além da ansiedade pelas boas notícias, a rotina dos familiares sofre mudanças significativas. Mas hoje já é possível encontrar alternativas que proporcionem um tratamento mais humanizado, focando no paciente e não apenas na enfermidade: o home care.

Dentro desse conceito de atendimento ainda destacam-se ações criadas para trazer mais conforto e qualidade de vida. Um exemplo, nesse sentido, é o projeto Desejos, uma iniciativa que está mudando, aos poucos, a forma que se pode lidar com a aceitação de uma realidade diferente.

O projeto surgiu a partir de um modelo que já é sucesso nos EUA; um conjunto de ações chamado What Matters to You (“O que importa para você”, em tradução livre). A coordenadora de enfermagem Jéssica Aline Brusamolin pôs a ideia em prática na Lar & Saúde, empresa especializada em home care e soluções em saúde. “Acompanhamos diariamente histórias de pessoas que precisam, acima de tudo, de afeto e atenção”, conta.

O conceito pode parecer simples, mas são necessárias habilidades específicas: técnica acurada, empatia e sensibilidade. E, mesmo funcionando há poucos meses, já existem histórias para contar: uma que emociona Jéssica é a de uma paciente, já falecida, cujo sonho era ter um jardim em casa.

“Nossa equipe foi até a casa dela e construiu um espaço repleto de flores e plantas; algo simples, mas que para ela significou muito”, relembra. “Queremos trazer esse bem-estar para as pessoas. Não por acaso, uma das mensagens que passamos no nosso trabalho é que somos ‘gente que gosta de gente’”, completa.

 

Ações simples que mudam vidas

Com uma fratura parcial da coluna, uma cirurgia e mais de três meses no hospital, a depressão acometeu a bancária aposentada Marina Moribe Lopes. “Caí em casa, de costas, em um acidente repentino”, diz. “Estava muito deprimida e tive que buscar formas de ocupar o tempo. Me interessei por crochê, comecei a praticar e, em pouco tempo, já estou participando até de feiras de artesanato para vender o que faço”, comemora. “Apesar das limitações, sabemos que devemos tentar seguir adiante”, aconselha.

Com bonecos de crochê, chamados de amigurumi, dona Marina espanta a tristeza e, por meio de uma ação do projeto Desejos, participou de uma feira de artesanato, na própria Lar & Saúde. Atualmente, ela é acompanhada diariamente, em home care, por uma fisioterapeuta, além do atendimento médico. De acordo com a dona Marina, o atendimento domiciliar traz conforto, principalmente pelo fato dela ter se tornado cadeirante.

 

Atendimentos de baixa a alta complexidade

Conforme conta Nathalie Baggio, gerente de vendas regional da Lar & Saúde, o aspecto humanizado do home care é apenas um dos benefícios concretos da modalidade. “Em hospitais o paciente pode se sentir fragilizado pela doença e longe de casa, então a recuperação se torna mais lenta”, aponta. “Em casa, esse paciente retorna para o mais próximo de uma vida normal, tem mais familiaridade, conforto e aconchego, além do fato de estar mais próximo dos familiares. De uma maneira geral, eles já têm uma situação de estresse por conta da doença e todas as mudanças e inseguranças que o acompanham nesse novo estado, então tudo o que podemos fazer para aliviar essa situação é muito positivo”, pontua.