Cuidados Continuados: Capacitação de profissionais da saúde entra em fase prática

Unimed Cascavel
26/11/2019 06:38

A capacitação de profissionais da saúde que vão atuar na Rede de Cuidados Continuados (RCC) da Unimed Cascavel entrou na fase prática. Nos dias 8 e 9 de novembro, cerca de 30 médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas participaram do oitavo módulo do treinamento. O curso começou em abril de 2019 e vai até janeiro de 2020. O objetivo é aprofundar os conhecimentos na área, além de formar e capacitar esses profissionais para enfrentar os principais cenários de atendimento em Cuidados Paliativos. “Este módulo é voltado às intercorrências em domicílio, para o atendimento a pacientes com doenças graves e atendimento ao final da vida na casa onde o paciente está. Nós começamos as simulações realísticas em seis diferentes cenários, além de estações práticas”, explicou o médico Douglas Crispim, paliativista do Hospital das Clínicas da USP.


A capacitação traz novas perspectivas de cuidado em saúde mesmo para profissionais com anos de experiência, a exemplo do enfermeiro Francis Glauco Marques Dalan: “Mesmo eu tendo 21 anos de profissão, este curso me abriu os olhos para novos cenários. Ficou esclarecido para mim como a gente consegue fazer o desfecho do cuidado de pacientes em estágio final de vida, dando o apoio adequado a ele e também aos familiares”.



RCC

O curso começou em de abril de 2019 e segue até janeiro de 2020. O objetivo é aprofundar os conhecimentos na área, além de capacitar esses profissionais para enfrentar os principais cenários de atendimento em Cuidados Paliativos.

A Rede de Cuidados Continuados é um sistema composto por todas as modalidades de atendimento em cuidados paliativos (hospitalar, ambulatorial e domiciliar) conduzida por equipes capacitadas para lidar com as demandas físicas, psicossociais e espirituais apresentadas por pacientes e familiares. Essas modalidades estão obrigatoriamente inseridas em um sistema completo de atendimento em rede, com monitoramento, gerenciamento de risco, reabilitação de curto prazo e desospitalização moderna e segura. A rede está sendo implantada de forma piloto em novembro de 2019. Em seguida, a RCC entrará em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2020, trazendo uma nova era de cuidados que são a marca da Unimed.

Cuidar de você. Esse é o plano.