Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A outra parte do Terrible Two

14/09/17 às 07:52 - Escrito por Sou Chef
siga o Tarobá News no Google News!

É uma fase difícil? E como é! Mas é f-a-n-t-á-s-t-i-c-a! O mesmo instinto que faz a criança contestar tanto os pedidos e decisões dos pais, é o que faz surgir mil curiosidades na cabecinha deles. E aí que tá a graça.

Tudo, tudo, pode ser mágico.

Leia mais:

Imagem de destaque

Etiqueta: um universo de possibilidades a seu favor

Imagem de destaque

Já pensou comer cebola logo cedo? Ou tomar cerveja ao invés de café?

Imagem de destaque

Pandemia: as regras de etiqueta com a retomada dos eventos

Imagem de destaque

Etiqueta pelo mundo; conheça regras e boas maneiras de cada país

Uma formiga carregando um pedaço de uma folha é motivo pra parar no meio do caminho e observar, questionar, adivinhar os porquês.

Eu sei, não é sempre que nós temos tempo pra observar uma formiga na calçada, mas as vezes não custa desacelerar o nosso mundo, pra tornar o deles mais incrível.

Adoro atividades ao ar livre com a Fer. Adoro o parquinho e todos os seus desafios. Tem pais que morrem de medo com as peripécias da Fer, mas eu deixo ela livre (as vezes com os braços em baixo pra segurar caso o movimento não dê certo kkkkk).

Nessa fase eles começam a inventar histórias entre os brinquedos, e isso é lindo de ver e de participar. Esquece seu trabalho, o serviço de casa, e embarca nesse mundo que eles criam. Que delícia ver a evolução dos pequenos.

Eles repetem muito as nossas falas do dia a dia, e isso mostra o quanto é importante estarmos atentos pra não colocar no vocabulário deles, palavras inapropriadas pra idade. Isso vale para atitudes também.

E como tem as dificuldades de comportamento, tem as quebras de barreiras, e elas são muito prazerosas também. Quando você percebe que seu filho entendeu porque você pediu algo pra ele, ou quando disse que aquilo era perigoso, ou feio, ou não deveria ser feito.

Eles entendem tudo. Eles aprendem tudo. É só a gente querer ensinar.

Nessa fase eles também começam a expressar mais os sentimentos. Aqui em casa as frases mais faladas são: TE AMO MUITO (com os braços abertos indicando quanto amor tem alí), NÃO GÓTO (não gosto), e QUE BONITINHOOOO, PARABÉNS! (quando o cachorro faz algo que a gente pede ou determina). Eu escuto essas frases umas 20 vezes por dia. E amo tudo isso.

A percepção, a capacidade de análise e julgamento. Isso é lindo e tem que ser incentivado. Então não adianta generalizar a fase de 1 ano e meio a 3 anos como terrível. Tem momentos difíceis sim, mas também os melhores!

Deixe a criança falar, se expressar. Tenha capacidade para entender o que eles querem dizer, seja com palavras ou atitudes.

E anote as pérolas que eles falam nessa época. Kkkk é cada coisa que aparece! Me conta ai, o que seu filho fala, ou falou, que te fez rir ou te deixou boquiaberta.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá