Linha 4

Publicidade

Etiqueta à mesa e os tipos de serviços

Kellen Lopes

À francesa
 É o mais sofisticado. Formal. O convidado é servido na mesa. O garçom apresenta a travessa com comida e o convidado é quem pega a comida com o auxílio dos talheres oferecidos pelo garçom e coloca no prato.

À Inglesa
No caso do serviço à inglesa existem duas formas:

Inglesa Direto: O garçom apresenta a travessa com a comida e o próprio garçom com o auxílio de uma pinça (garfo e faca) coloca o alimento no prato do convidado.

Inglesa Indireto
O garçom apresenta a travessa com a comida apenas para que seja vista pelo convidado. Na sequência o garçom coloca a travessa sobre uma mesa ou carrinho de apoio, denominado de Guéridon e monta o prato do convidado. 

À Russa
É bem parecido com o serviço à inglesa indireto. O garçom apresenta a travessa com a comida parcialmente preparada apenas para que seja vista pelo convidado e no Guéridon ele finaliza o prato. Exemplo, as frutas e carnes flambadas na frente do convidado. 

Empratado
O prato vem pronto da cozinha, geralmente são bem elaborados.

À Americana
É mais informal. As travessas de comidas ficam no aparador e o convidado sai da mesa para se servir. No americana os convidados não precisam ficar sentados à mesa, mas em sofá, puff, bancos, etc.

Franco americano
É a mistura do serviço francês com o americano. A mesa é montada como no estilo à francesa, e a comida é colocada em aparadores no bufê, os convidados se levantam e se servem. Garçom ou copeira, neste serviço, só servem as bebidas, e retiram os pratos da mesa.

À Brasileira
É mais informal e familiar. É aquele em que todos estão sentados à mesa, as travessas já estão posicionadas na mesma mesa, e cada um se serve.

Os artigos dos blogs não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade