À francesa, inglesa ou americana?

Kellen Lopes
Comportamento | Publicado em 25/06/2018 às 08:24

A entrevista no programa Vitrine Revista - "Etiqueta & Comportamento" abordou os tipos de serviços que podemos escolher para receber os convidados. Esse é um tema que gera muitas dúvidas...por isso, coloco esse post explicando os detalhes para você não errar na hora de  escolher o serviço do seu evento.

 

À francesa, inglesa ou americana?

Percebo que algumas pessoas ainda confundem os tipos de serviços oferecidos em jantares, almoços,festas, e tantos outros eventos. Saber a diferença ajudará você evitar gafes seja como anfitrião ou convidado.

 

À Francesa

- É o mais sofisticado. Formal. O convidado é servido na mesa. O garçom apresenta a travessa com comida e o convidado é quem pega a comida com o auxílio dos talheres oferecidos pelo garçom e coloca no prato.

 

À Inglesa

No caso do serviço à inglesa existem duas formas:

Inglesa Direto: O garçom apresenta a travessa com a comida e o próprio garçom com o auxilio de uma pinça( garfo e faca) coloca o alimento no prato do convidado.

Inglesa Indireto:  O garçom apresenta a travessa com a comida apenas para que seja vista pelo convidado. Na sequência o garçom coloca a travessa sobre uma mesa ou carrinho de apoio, denominado de Guéridon e monta o prato do convidado. 


À Russa

É bem parecido com o serviço à inglesa indireto. O garçom apresenta a travessa com a comida parcialmente preparada apenas para que seja vista pelo convidado e no Guéridon ele finaliza o prato. Enquanto no indireto, o garçom usa o Guéridon apenas para montar o prato.  Exemplo, as frutas e carnes flambadas na frente do convidado.  Um show de malabares à parte!

 

À Americana

- Mais informal.

- As travessas de comidas ficam no aparador e o convidado sai da mesa para se servir.


Empratado

 Além dos serviços citados, hoje é comum encontrarmos o serviço empratado. Neste caso, o prato do convidado é montado na cozinha e o garçom serve o prato pronto.  Geralmente, o chef gosta de servir desta forma, pois permite usar a criatividade na apresentação do prato.



Relacionados

Comportamento | 02-08-2019 10:27

Cor Cobre: estilo e sofisticação à mesa

Cor Cobre: estilo e sofisticação à mesa

Comportamento | 29-07-2019 16:24

Uma volta ao mundo da etiqueta

Uma volta ao mundo da etiqueta

Comportamento | 25-07-2019 08:53

Aprenda como agir nos ambientes de trabalho

Aprenda como agir nos ambientes de trabalho

Comportamento | 11-07-2019 11:31

Inverno & Fondue: Nada de Gafes!

Inverno & Fondue: Nada de Gafes!

PUBLICIDADE