Meu corpo é proporcional?

Lu Oliveira
Comportamento | Publicado em 05/03/2018 às 08:15

Pernas definidas, bumbum durinho, barriga reta. Clichês na hora de se exercitar ou realmente essas partes do corpo estão precisando de maior atenção?

É natural que as mulheres deem prioridade ao treino de pernas e bumbum e os homens ao de braços e peitorais. Isso tudo cai no gosto popular por razões óbvias: colocar um shorts curto, um top, ou desfilar seu abdômen sarado no clube.
Mas esta suposta “prioridade” pode ser prejudicial à saúde, causando um desequilíbrio corporal.

Imagine um prédio de alto cuja fundação do lado direito foi maior que a do lado esquerdo. Nem preciso dizer que logo irá desabar, certo? Nivelar o chão é a base para que o prédio seja construído perfeitamente.

Assim é com o nosso corpo. Precisamos treinar o lado direito e o lado esquerdo igualmente – salvo casos específicos como escoliose e outros desvios posturais.
Mas é comum os homens focarem no treinamento para os braços, peitorais, dorsais e esquecerem propositadamente o treinamento de pernas. Já o contrário acontece com as mulheres. A grande maioria se esquece de que os braços também devem ser treinados e focam apenas nas pernas, glúteos, abdômen. Isso traz uma grande assimetria para o corpo. Notamos então corpos desproporcionais e carentes de fortalecimento específico.

A assimetria pode desencadear alguns danos posturais.

Sendo assim, os braços, as pernas e o tronco devem receber atenção igual na hora do treinamento. Devemos analisar se há assimetrias entre os membros e estipular um planejamento para minimizar este fato.
A simetria entre as partes é elegante e mais atraente. O bíceps deve estar proporcional ao tríceps, a coxa à parte posterior, o ombro ao braço, e assim por diante. Portanto, veja qual parte do seu corpo está necessitando maior atenção e treine-a.

No meu canal do youtube.com/LuOliveiraTrainer você confere vários vídeos com exercícios simples para treinar o corpo todo em casa.

Cuide-se e boa saúde!

Tudo que fizer, faça com amor!



Relacionados

Comportamento | 20-06-2018 15:55

Qual a cor do seu xixi?

Qual a cor do seu xixi?

Comportamento | 06-06-2018 06:51

O arroz branco está "liberado"

O arroz branco está "liberado"

Comportamento | 03-04-2018 07:32

Você faz esporte, exercício físico ou atividade física? Qual a diferença?

Você faz esporte, exercício físico ou atividade física? Qual a diferença?

Comportamento | 08-02-2018 07:59

Vamos cozinhar de forma saudável?

Vamos cozinhar de forma saudável?

PUBLICIDADE