A planta que representa coragem e superação

Olga Bongiovanni
Comportamento | Publicado em 17/10/2018 às 08:15

Gerânio (Pelargonium hortorum), é conhecido por muitos outros nomes: Malva-cheirosa, Gerânio cheiroso e Malva-rosa, Gerânio-comum, Gerânio-pendente ou Gerânio Brasileiro, é um arbusto originário da África do Sul, compreende mais de 300 espécies de plantas. Espalhou-se pelo mundo, é muito cultivado no Brasil. Oferece flores durante quase todo ano, com pétalas simples ou dobradas, nas mais variadas cores e mesclas.

Multiplica-se por estacas, planta resistente a adaptável vai bem em maciços ou em bordaduras de jardim, mas cultivado em vaso ou floreira tem muito charme e chama facilmente a atenção de todos. Gosta de sol pleno, resiste bem a temperaturas não muito baixas, não se adapta às geadas.

Apresenta ação adstringente, antidepressivo, bactericida, diurético, antisséptica, cicatrizante e repelente de insetos.

O óleo essencial é empregado em massagens e na aromaterapia.

A tradição popular diz que o Gerânio de modo geral afasta moscas e insetos, já o gerânio branco, em especial, afastaria as cobras.

Entre os muitos simbolismos e significados atribuídos ao Pelargonium destaca-se o de representar a capacidade de superar obstáculos e vencer pela coragem.

Minha mãe gostava demais dessa planta, cultivava de várias cores, criando corredores coloridos no caminho pra casa. Por essa e muitas outras lembranças é que gosto de plantar, na minha casa sempre tem gerânio. Vamos plantar?



Relacionados

Últimas Notícias

PUBLICIDADE