Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Coronavírus: quem é o “dono da verdade” na tomada de decisões?

05/02/21 às 10:26 - Escrito por Gabriel Antunes
siga o Tarobá News no Google News!

O Coronavírus, o COESP, a Prefeitura e a Ciência

Todos os dias a mídia apresenta inúmeras informações sobre o Coronavírus (Covid19). Ontem eu publiquei aqui na Tarobá News informações detalhadas sobre o COESP. Já em relação à Prefeitura de Londrina, todo mundo sabe para que serve e como se desenvolvem suas atividades.

Precisamos entender agora o que é essa tal de “Ciência” que deve embasar todas as decisões tomadas pela Prefeitura, seja para proibir o funcionamento de atividades econômicas, seja para limitar número de pessoas dentro de um mesmo ambiente etc. e etc.

Imagem do site da Prefeitura

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

Imagem do site da Prefeitura 


O que é a Ciência?

O filósofo Aristóteles definiu a ciência como um "conhecimento demonstrativo". A ciência é um tipo de conhecimento comprovado; que pode ser expressado por meio de uma demonstração; que tem fundamento em observações, análises e experimentos considerando as mais diversas hipóteses sobre aquele assunto.

Em poucas palavras, a ciência é feita com observações; com verificações; com medições; com análises; com classificações. Após entender todos esses fatos, entra a linguagem estatística.

Uma vez reunidas todas essas informações, é feita uma experiência, constrói-se um novo conhecimento e corrige conhecimentos pré-existentes.

A ciência não vive de subjetividade. A ciência é conhecimento válido.

Imagem de holdentrils por Pixabay

Imagem de holdentrils por Pixabay 


A Ciência aplicada à Administração Pública em tempos de Covid19

Quem é o “dono da verdade” na tomada de decisões? A Prefeitura ou as pessoas atingidas e contrárias às decisões?

O primeiro fato importante para responder às perguntas acima é entender que a prefeitura só pode fazer o que a lei permite. E mais: tudo o que fizer deverá ter eficiência, proporcionalidade e moralidade.

Se a prefeitura somente pode fazer o que a lei permite, é preciso ir à lei para ver o que ela diz. E a lei determina que todas as medidas tomadas devem ser fundamentadas. E o próprio Prefeito diz que suas decisões são pautadas na ciência.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 


No final, você decide!

Agora que você já sabe o que é o Coronavírus, o COESP, a Prefeitura, a Ciência e como que o Prefeito deve pautar suas decisões , a pergunta continua: quem é o “dono da verdade” na tomada de decisões?

Você decide! Deixe seu comentário elogiando as boas e apresentando uma crítica construtiva para nosso Prefeito em relação às decisões que têm sido tomadas desde março de 2020. 

Observação: todos os cidadãos, atingidos ou não pelas medidas da prefeitura, devem ter a mentalidade regida pelo princípio da boa-fé. Ou seja, devem pressupor e acreditar que a prefeitura está buscando o melhor para todos. Somente após pensar, analisar, mexer nos dados e observar bem a decisão do Prefeito é que o cidadão deve começar a duvidar e a questionar.


Envie uma mensagem de whatsapp e dê sugestões de temas para eu tratar aqui no blog:

(43) 9.9991-2100

Um abraço,

Gabriel Antunes

© Copyright 2023 Grupo Tarobá