Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Homens conseguem licença-maternidade; entenda os casos

19/01/21 às 15:21 - Escrito por Gabriel Antunes
siga o Tarobá News no Google News!

As relações familiares em nossos dias mudaram. Atualmente, as famílias são constituídas de múltiplas formas e relatar todas seria impossível.

E se existem mudanças na sociedade, algumas vezes a Justiça acompanha e trata a lei de maneira atualizada. É o caso que estamos contando hoje. Mas não há consenso ou unanimidade.


CASAL DE HOMENS

Um homem casado com outro homem pediu a licença maternidade na Prefeitura Municipal em que trabalha. O resultado: pedido indeferido. Esse homem recorreu à Justiça e da mesma forma não lhe foi dado o benefício. Leia o que o Juiz de 1º grau disse:

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

"o impetrante não é mulher, nem está ou esteve gestante (os filhos foram gerados no ventre alheio)" e "não cabe ao Judiciário mudar a lei, mas sim ao Poder Legislativo".

No entanto, o homem recorreu e conseguiu ter seu pedido atendido. O Juiz de 2º grau (Desembargador), argumentou que a Constituição Federal de 1988 apresenta um conceito de família que, ao longo do tempo, vem evoluindo:

" a família contemporânea (é) constituída não somente por laços biológicos, mas também pela afetividade e afinidade" e, “Nesse contexto, sendo a família homoafetiva, sem a figura da mulher, detentora de proteção legal, revela-se inadmissível que, de acordo com a legislação infraconstitucional, o pai homoafetivo, que desempenha na relação a figura materna, tenha somente direito a 05 dias de licença-paternidade."

E o Juiz concluiu que o benefício é, na verdade, do recém-nascido:

"Tratando-se de um casal homoafetivo composto por dois homens, ao menos um deles deve receber os mesmos benefícios conferidos às mulheres, de forma a possibilitar que os recém-nascidos possam contar com a assistência direta de um dos pais nos primeiros 06 (seis) meses de vida."


PAI SOLTEIRO

No caso envolvendo um pai solteiro, que é servidor público federal, a Administração indeferiu o pedido, sob a alegação de ausência de lei que o beneficie.

O homem entrou com a ação e um Juiz Federal decidiu por liminar conceder o direito a licença com pagamento do benefício previdenciário do salário-maternidade pelo prazo de 180 dias.

O juiz afirmou que "não pode ser subtraído das crianças o direito ao convívio familiar, o amparo de seu pai, sobretudo nos primeiros meses de vida, fase em que há muito trabalho e cuidado com os recém nascidos".

Ainda como base de sua decisão, o Juiz afirmou que “o modelo de família tem se modificado dentro de nossa sociedade, não podendo o Poder Judiciário furtar-se de tal fato".


LICENÇA-MATERNIDADE

A licença-maternidade existe para proteção da criança.

Tem direito a pessoa que se afastar da sua atividade por motivo de nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

É necessário comprovar carência mínima de 10 meses de contribuições para o contribuinte individual (que trabalha por conta própria), facultativo e segurado especial (rural). Estão isentos de carência: empregado, inclusive doméstico e trabalhador avulso. Os desempregados precisam comprovar a manutenção da qualidade de segurado do INSS.


Envie uma mensagem ao meu whatsapp com sugetões de temas do mundo jurídico para que eu traga até você: 

(43) 9.9991-2100

Gabriel Antunes

© Copyright 2023 Grupo Tarobá