Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça nega retorno às aulas em Londrina

29/01/21 às 12:56 - Escrito por Gabriel Antunes
siga o Tarobá News no Google News!

Uma escola entrou com ação judicial contra o Município de Londrina requerendo a permissão do retorno às aulas presenciais. Além disso, pediu que a Prefeitura seja proibida de aplicar qualquer tipo de sanção administrativa contra a escola.

A escola alegou que o Município flexibilizou diversas atividades econômicas, como academias, clubes recreativos, shoppings centers etc. Todavia, a Prefeitura deixou de flexibilizar as atividades do setor de educação e não tem priorizado a educação.

Ao analisar o caso, o Dr. Marcos Jose Vieira, Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina INDEFERIU O PEDIDO.

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

Em primeiro lugar, o juiz afirmou que o decreto estadual que autorizou o retorno às aulas não é maior do que o decreto municipal que proibiu o funcionamento das atividades presenciais. E justificou que o Município pode, sim, restringir as atividades não essenciais de qualquer setor econômico.

Em certo trecho da decisão, o Juiz afirma o seguinte:

“O informe epidemiológico divulgado ontem revela dados muito preocupantes. O gráfico alusivo ao número de casos confirmados está representado por uma linha ascendente (“média móvel dos últimos 7 dias”). Além do mais, o índice de incidência de infectados por milhão de habitantes está na faixa amarela (ATENÇÃO), superior à média nacional. Pior: a taxa de ocupação de leito de UTI Covid/SUS é de 90%, isto é, próxima da saturação. Daí por que, presente essa realidade local, podem (rectius: devem) as autoridades municipais impor restrições sanitárias mais rigorosas que as aplicadas pelo Estado do Paraná para vigorar em outras regiões.”


O juiz ainda afirmou que: “optou-se por restringir temporariamente as aulas presenciais (mantendo-as pela via remota), com vistas a prestigiar, no caso concreto, o direito fundamental à vida e à saúde de toda a coletividade”.

A Justiça ainda terá que analisar muitos casos como esse, mas fica um indicativo sobre qual argumento já é vencido pelo menos para este Juiz.

Envie mensagem de whatsapp para mim com indicação de temas que deseja que eu trate aqui:

(43) 9.9991-2100

Um abraço

Gabriel Antunes

© Copyright 2023 Grupo Tarobá