Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

O Coesp decide ou não? Lockdown em Londrina? Entenda os Decretos Municipais e a participação do Coesp

03/02/21 às 10:49 - Escrito por Gabriel Antunes
siga o Tarobá News no Google News!

O Coesp é um dos mecanismos de gestão para enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Ao mesmo tempo em que é muito falado, o Coesp é também bastante desconhecido.

O Coesp é coordenado pelo Secretário de Saúde e é composto pelo Hospital Universitário, Hospital Evangélico, Hospital do Câncer, Hospital Zona Norte, Hospital Zona Sul, Hospital Araucária, Hospital do Coração; pela Irmandade Santa Casa, pela 17ª Regional de Saúde e pela UNIMED.

Cada um desses membros indica dois representantes, sendo um representante da gestão hospitalar e um indicado pelo corpo médico, preferencialmente infectologista ou pneumologista.

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

Ao Coesp cabe:

Todas as medidas de restrição que a Prefeitura executa em Londrina devem ser justificadas com fundamento técnico-científico.

Para que a Prefeitura faça um decreto que imponha restrição no horário de funcionamento do comércio, no “lockdown” e outras, esse decreto deve ser fundamentado técnica-cientificamente. Se não for devidamente justificado, então esse decreto é considerado absolutamente nulo.

E o contrário também é verdadeiro: se o excesso de liberdade for verificado e houver recomendação técnica-científica do COESP para que sejam feitas restrições, então pode haver pelo Ministério Público a propositura de ação judicial para obrigar a Prefeitura a fazer restrições. E as autoridades públicas podem ser responsabilizadas administrativa, civil e criminalmente pela omissão.

O Coesp não manda, mas nada que ele disser para fazer pode deixar de ser feito sem uma justificativa técnica-científica por parte da Prefeitura. O COESP deveria ser o cérebro da Prefeitura até que se prove o contrário.

Deixe seu comentário e envie mensagem de whatsapp com sugestões de temas para eu tratar aqui no blog:

(43) 9.9991-2100.

Um abraço

Gabriel Antunes

© Copyright 2023 Grupo Tarobá