Descomplica Rural agiliza licenciamentos e desburocratiza agronegócio

Sirlei Benetti
Cotidiano | Publicado em 27/01/2020 às 16:44

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (27) o programa Descomplica Rural, que agilizará os processos de licenciamento ambiental no campo. O objetivo é induzir o desenvolvimento sustentável com metodologia mais moderna, e permitir a geração de novos negócios e mais empregos.

A medida atualiza as classificações da produção agropecuária e os tamanhos dos estabelecimentos rurais e dá celeridade às análises dos pedidos de licenças. “Aquilo que chegava a demorar um ano será resolvido em poucos dias. É um marco na modernização da máquina pública”, explicou o governador.

O programa foi formulado por técnicos ambientais e jurídicos do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), com apoio do setor produtivo estadual. O lançamento ocorreu durante a Assembleia Geral da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), em Curitiba.

O governador destacou que a iniciativa se soma ao programa Descomplica, que desburocratizou a abertura de empresas no Estado, e que vai beneficiar quem deseja empreender no setor agroindustrial. “O Descomplica Rural é um trabalho de muitos técnicos e ambientalistas no sentido de desburocratizar. É uma metodologia para simplificar as liberações”, afirmou Ratinho Junior.

Ele citou, como exemplo, novas regras para quem já conta com unidade produtiva em sua propriedade rural, e incentivos para novos aviários, granjas e tanques para a produção de peixes. “Ainda há muito investimento represado. Com a agilidade das liberações, esses aportes acontecerão de forma muito rápida”, disse.

Ratinho Junior destacou que o Estado precisa ser indutor do desenvolvimento e da geração de oportunidades de emprego e renda. “Isso demonstra que o Paraná é um Estado que facilita os processos de quem quer empreender, gerar emprego e riqueza, dentro do que historicamente sempre foi feito, de preservação das matas, bacias, rios e todo conjunto da natureza”, complementou.



Relacionados

Cotidiano | 27-03-2020 10:37

Cuidados de higiene devem ser estendidos a animais domésticos

Cuidados de higiene devem ser estendidos a animais domésticos

Cotidiano | 27-03-2020 09:27

Agricultura familiar mantém produção e sustenta programas sociais

Agricultura familiar mantém produção e sustenta programas sociais

Cotidiano | 26-03-2020 15:18

Estrutura do porto apoia caminhoneiros no combate à Covid-19

Estrutura do porto apoia caminhoneiros no combate à Covid-19

Cotidiano | 19-03-2020 15:38

Portos do Paraná continuarão funcionando normalmente

Portos do Paraná continuarão funcionando normalmente

PUBLICIDADE