Palestra ensinará produtores a atuar no mercado financeiro

Sirlei Benetti
Cotidiano | Publicado em 11/09/2019 às 18:51

Evento gratuito realizado pelo Núcleo Jovem do Sindicato Rural de Cascavel e pela Granoeste Investimentos quer preparar produtores para atuar na bolsa, proteger preços e melhorar rentabilidade

Além dos avanços tecnológicos dentro da propriedade, o produtor rural moderno precisa estar antenado ao mercado financeiro. Para introduzir os agricultores a esse mundo e ensiná-los a proteger preços e melhorar sua rentabilidade, o Núcleo Jovem do Sindicato Rural de Cascavel e a Granoeste Investimentos promovem nesta quinta (12), às 19h, no sindicato, uma palestra gratuita sobre o mercado financeiro no agronegócio.

Segundo Robson Polotto, sócio da Granoeste Investimentos, entre os assuntos abordados estarão o câmbio e como utilizar a Bolsa como ferramenta de proteção cambial para quem tem dívidas em dólar ou para produtores que fixam preços na moeda americana, que é a principal moeda do setor e influencia diretamente nos preços de insumos, de venda e outros.

Travas de preços, seguros e como utilizar isso no dia a dia da propriedade serão debatidos. “Também vamos ensinar aos produtores rurais presentes a conciliar a posição de soja física e outros grãos, disponível ou balcão de cooperativa, com as estruturas que a Bolsa possibilita. Isso vale tanto para melhorar a performance financeira como para proteção de preços futuros”, explicou.

Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel, afirma que a palestra é uma oportunidade para desmistificar o mercado financeiro para os produtores. “Poucos atuam e muitos tem receio até de conhecer como funciona. Acho importante que participem e conheçam mais sobre assunto. Operar no mercado financeiro é um dos deveres do produtor moderno, do produtor do futuro”, disse.

Arthur Bonamigo, presidente do Núcleo Jovem do Sindicato Rural de Cascavel, reforçou o convite a todos os produtores, filhos de produtores, estudantes e profissionais da área. “Sempre importante estar se atualizando e se aprofundando sobre essa ferramenta”, comentou.



Relacionados

Cotidiano | 25-10-2019 13:36

Agronegócio do Paraná mantém ritmo de crescimento, segundo Censo

Agronegócio do Paraná mantém ritmo de crescimento, segundo Censo

Cotidiano | 23-10-2019 15:15

Paraná deverá produzir mais de 36 milhões de toneladas de grãos

Paraná deverá produzir mais de 36 milhões de toneladas de grãos

Cotidiano | 23-10-2019 14:28

Produtores rurais podem recuperar dinheiro perdido na década de 90

Produtores rurais podem recuperar dinheiro perdido na década de 90

Cotidiano | 15-10-2019 14:05

Ministério autoriza suspensão da vacina contra febre aftosa no PR

Ministério autoriza suspensão da vacina contra febre aftosa no PR

PUBLICIDADE