Risco de ferrugem na soja é alto e casos aumentam no PR

Sirlei Benetti
Cotidiano | Publicado em 26/11/2018 às 15:06

A proliferação da ferrugem asiática nesta safra se agrava e os números dos alertas sobre a doença seguem aumentando. De acordo com o último dado do Consórcio Antiferrugem, já são 28 ocorrências em todo o Brasil até este momento.

O estado que ainda lidera os casos é o Paraná onde, segundo o consórcio, já são 19 ocorrências. E entre os 169 coletores da Emater PR, no sistema Alerta Ferrugem, o número anterior de 27 deles com a presença dos esporos do fungo causador da ferrugem também já aumentou. A instituição atualiza seus números nesta terça (27) pela manhã.

E a preocupação dos produtores paranaenses é a característica em que se apresentam os esporos nos coletores.

"São esporos esparramados pela lâmina, não estão agrupados, o que significa que eles vieram de muito longe. E outros coletores, de outra s regiões onde estão, mostram a mesma constatação", diz um produtor de Mangueirinha, no sudoeste do estado. A região é um dos principais focos do Paraná.

Segundo o agricultor, no ano passado, o mesmo coletor demorou um mês a mais para coletar o esporo. "Esse é um ano diferente. Esse é o momento adequado para nós produtores estarmos fazendo a aplicação dos fungicidas", diz.

As condições climáticas dos últimos meses têm sido bastante favoráveis para a proliferação da doença e, por conta disso, as primeiras lavouras de algumas áreas do Paraná, que já apresentam porte menor, podem também ter menor produtividade por conta do excesso de chuvas e da falta de luminosidade.

O assessor técnico da Coplanta de Pato Branco, Carlos Luciano Uberti, relata que o município é uma dessas cidades onde a situação exige maior acompanhamento e cuidado.

"Nas áreas do cedo, o controle é um pouco mais fácil, e nas áreas do tarde, essas áreas plantadas no final do mês, dia 20, já foram feitas de 4 a 5 aplicações, e estas são áreas que mais preocupam na questão de ferrugem, têm dificuldade maior de controle", diz Uberti.

Fonte do Texto: Noticias Agrícolas



Relacionados

Cotidiano | 14-01-2019 11:40

eSocial é tema de palestra no Sescap-PR

eSocial é tema de palestra no Sescap-PR

Cotidiano | 04-01-2019 14:18

Avicultura: alta produção de grãos gera expectativa de custo menor

Avicultura: alta produção de grãos gera expectativa de custo menor

Cotidiano | 02-01-2019 09:52

Ministério da Agricultura será responsável por reforma agrária, terras indígenas e quilombos

Ministério da Agricultura será responsável por reforma agrária, terras indígenas e quilombos

Cotidiano | 21-12-2018 17:09

Agricultura divulga estimativa das culturas de segunda safra

Agricultura divulga estimativa das culturas de segunda safra

PUBLICIDADE