Show Pecuário começa nesta terça

Sirlei Benetti
Cotidiano | Publicado em 22/07/2019 às 19:10

Mais uma edição do Show Pecuário, evento promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, começa nesta terça-feira (23), a partir das 8h, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid em Cascavel. A abertura será feita juntamente do tradicional café da manhã em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado oficialmente em 28 de julho. Várias autoridades políticas e do setor já estão confirmadas para a abertura.

Criado em 2015 com o objetivo de ser um grande disseminador de tecnologia, informação e de novos negócios aos criadores de animais da região Oeste do Paraná, o Show Pecuário é um dos eventos em maior ascensão da agropecuária paranaense. Além da feira, dos expositores, da indústria, do comércio e da prestação de serviços, o evento vai reunir animais entre bovinos de leite e corte, ovinos que vão participar de leilões, julgamentos e do balcão permanente de negócios. Palestras, workshops e reuniões também serão realizadas ao longo dos quatro dias da feira. A grande novidade desta edição é a Vertical Agritech, evento promovido pelo Sebrae voltado às startups.

O governador do Paraná, Ratinho Jr, estará no evento às 15h desta terça (23) juntamente com o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. Ele passará pelo estande do Sebrae, onde acontece o Vertical Agritech, visitará a feira acompanhado de uma comitiva que o irá recepcionar, dará uma coletiva em frente à pista de julgamento ao final dessa visita e depois recebe uma moção conjunta das entidades agropecuárias de Cascavel agradecendo e apoiando a conquista do status de área livre de febre aftosa sem vacinação.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, é uma grande honra receber mais um governador no evento. “Em 2018 recebemos a Cida Borghetti e agora recebemos o Ratinho Jr. Isso mostra o reconhecimento que o governo tem sobre o agronegócio, que é o carro-chefe da economia do Oeste e do Paraná”, destacou.

Mais de 40 expositores estarão presentes no evento, e centenas de animais em exposição e à venda. A programação do evento está disponível no site (www.showpecuario.com.br) ou nas redes sociais Facebook e Instagram do evento.


Julgamentos e leilões

Além das palestras, o evento contará com julgamentos de ovinos e bovinos. No dia 24, a partir das 14h, vários animais da raça angus de argola serão avaliados na pista de julgamento do evento. Nos dias 25 e 26, a partir das 9h, será a vez dos ovinos. Criadores do Paraná e Rio Grande do Sul levarão seus melhores animais para serem avaliados. 150 animais da raça texel, santa inês, ile de france, poll dorset, dorper, hampshire dow, white dorper e suffolk serão analisados pelos julgadores e outros 200 estarão à venda durante o evento.

Também serão realizados três leilões de gado de corte no evento, todos a partir das 20h. No dia 23, serão ofertados animais da raça brangus. Dia 24, diversas raças e no dia 25, animais angus estarão à venda.


Vertical Agritech

O Sebrae irá promover um espaço tecnológico na feira agropecuária. No dia 23 haverá uma rodada de negócios entre startups agro do Paraná com empresas e produtores rurais. No dia 24, várias startups apresentarão suas soluções e promoverão um bate-papo com os produtores no intuito de descobrir novas demandas a serem atendidas.

Encontros

O Show Pecuário receberá a oitava edição do Encontro de Produtoras Rurais no dia 25 a partir das 8h. Dedicado à elas, o objetivo do evento é proporcionar um dia de descontração e aprendizado as produtoras. Palestras sobre saúde, bem-estar e sucessão estão entre os atrativos.

O outro encontro é sobre Sanidade Agropecuária, no dia 26, a partir das 9h. Secretários de agricultura dos municípios da região, representantes de cooperativas e agentes da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) participarão do evento, que contará com as seguintes palestras: chefe da Adapar, Otamir Martins, sobre a estrutura sanitária do Estado; a importância da parceria público-privada para sanidade animal, por Antônio Poloni e a importância e responsabilidade que temos sobre a sanidade, por Elias Zydek, diretor-executivo da Frimesa e presidente do CSA Oeste (Conselho de Sanidade Agropecuária do Oeste do Paraná).



Relacionados

Cotidiano | 12-08-2019 09:05

Preços dos produtos agropecuários recuaram 1,76% no atacado na 1ª prévia do IGP-M

Preços dos produtos agropecuários recuaram 1,76% no atacado na 1ª prévia do IGP-M

Cotidiano | 05-08-2019 15:15

Extração de óleos e culturas de inverno são temas de dia de campo

Extração de óleos e culturas de inverno são temas de dia de campo

Cotidiano | 27-07-2019 08:15

Show Pecuário movimenta R$ 10 milhões em negócios

Show Pecuário movimenta R$ 10 milhões em negócios

Cotidiano | 25-07-2019 07:31

Show Pecuário: os desafios do confinamento ovino

Show Pecuário: os desafios do confinamento ovino

PUBLICIDADE