Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Renda Fixa pode variar SIM!

18/11/20 às 16:01 - Escrito por Junior Januario
siga o Tarobá News no Google News!

Como um fundo de renda fixa simples ou o próprio tesouro Selic podem dar rentabilidade negativa, sendo que são ativos considerados seguros com volatilidade próxima de zero? Pois bem, parece uma situação difícil de acontecer, mas ela já ocorreu - inclusive - neste ano.

Os fundos do tesouro Selic aplicam nos papéis do tesouro nacional, tidos como livre de risco de crédito e basicamente em instrumentos atrelados à taxa Selic. Esse movimento de queda de um tesouro Selic não é comum, no entanto, já aconteceu em 2002 e em setembro de 2020.

As LFTs são papéis que pagam juros pós fixados. Uma LFT 2025 é muito líquida e praticamente todos os fundos têm exposição a ela. Esses papéis, apesar de pagarem juros atrelados à taxa Selic, têm um componente pré-fixado muito pequeno no mercado secundário e, por isso, o investidor quase nem sente essas variações. Isso porque, normalmente eles são negociados à Selic +0,02% à Selic + 0,035%.

Leia mais:

Imagem de destaque

2020 te deu medo de investir? Pois não devia!

Imagem de destaque

Investir: não deixe para depois!

Mas então, o que pode ocasionar a rentabilidade negativa desses fundos? O problema fiscal no Brasil. O governo gasta mais do que arrecada e utiliza os títulos de tesouro para captação de recursos para cumprir com seus compromissos, como: saúde, educação entre outros. E mesmo aumentando os impostos, as despesas continuam superando as receitas.

Pessoas físicas e empresas sabem que gastar mais que a arrecadação gera uma situação insustentável. Os bancos não vão emprestar para pessoas endividadas e, se emprestar, vão cobrar um juro mais caro, pois o risco de default (inadimplência) aumenta.

Então, o governo tem dois instrumentos para pagar seus compromissos: ou emite moeda ou emite dívida. Emissão de dinheiro gera inflação e emissão de divida gera compromissos futuros. E quando o governo vai aumentando suas dívidas ou jogando para a frente e não cortando despesas, o mercado começa a desconfiar da qualidade de crédito desses papéis. Neste sentido, questiona-se se o prêmio (juros) está adequado ao risco do emissor, ou seja, se o mercado percebe um risco maior, ele vai querer mais prêmio para investir nestes papéis.

Estes agentes tentam agir de uma maneira racional avaliando uma série de variáveis e uma delas é a saúde financeira do emissor. A Argentina é uma prova viva. Quem tem coragem de emprestar para ela? E, se alguém emprestar, vai querer um alto juro em troca do risco. Se o Brasil fosse um país preocupado com seu fiscal, gastando menos do que arrecada, sendo um agente superavitário, nós passaríamos por essa pandemia muito melhor economicamente.

O investidor deve saber que todo investimento tem risco, uns mais e outros menos. Por isso monitoramos diversas variáveis que muitos não enxergam como: curvas de juros, momentos macro econômicos, tendências, IPCA, câmbio, PIB, entre outros. Os papéis do governo ainda são considerados os mais seguros, porém você pode sofrer com riscos de liquidez, principalmente nas LTNs e nas NTN-Bs.

Apesar de todos os riscos que possamos ter no mercado financeiro é melhor investir seu dinheiro. Os riscos trazem muitas oportunidades e você pode ganhar um bom dinheiro sabendo administrá-los. Por isso, estude muito ou delegue seus investimentos a um profissional, pois sabemos como criar oportunidades mesmo nos momentos de crise e de volatilidade.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá