Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A estreia do Cascavel que ‘quase’ aconteceu no Estadual

24/01/22 às 09:15 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

Após um período de férias, estou de volta. E esta publicação repercute a primeira rodada do Campeonato Paranaense de 2022, realizada no fim de semana. O atual vice-campeão estadual Futebol Clube Cascavel é o líder da competição. Porém, é uma liderança ‘simbólica’. Isso porque a primeira vitória do time do técnico Tcheco foi por WO. O Rio Branco de Paranaguá, primeiro adversário, teve problemas na inscrição de seus jogadores para a primeira rodada. Chegou a vir para Cascavel para o compromisso, mas foi forçado a retornar, já que não tinha condições de entrar em campo. Houve um esforço por parte das duas equipes para uma eventual transferência da partida, mas o pedido de Cascavel e Rio Branco não foi atendido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Com isso, a Serpente Aurinegra entrou em campo no último sábado (22) para oficializar o WO. Venceu por 3 a 0, placar atribuído neste caso previsto no regulamento do Campeonato Paranaense. Com três pontos ganhos e três gols de saldo, o Cascavel é o líder do Estadual após a conclusão da primeira rodada. O que faltou foi um teste efetivo para o elenco de Tcheco. Para esse jogo, ele divulgou a escalação que manteve a base do time que teve ótimo desempenho na temporada passada. O treinador poderá colocar a equipe em campo na segunda rodada, na quarta-feira (26), quando o Cascavel tem mais um compromisso em casa e recebe o União de Francisco Beltrão, às 19 horas, no Estádio Olímpico Regional.

O Cascavel não atuou diante do Rio Branco, mas o jogo e seu resultado entram para as estatísticas do clube. No sábado (22), a Serpente Aurinegra iniciou a sua oitava participação consecutiva na elite estadual. De 2015 para cá, alcançou a marca de 93 jogos na primeira divisão. Agora, são 36 vitórias, 27 empates e 30 derrotas. Já que fizemos um levantamento do desempenho do Cascavel no Campeonato Paranaense, vale a lembrança de uma curiosidade. A primeira vitória da Serpente Aurinegra na elite estadual foi justamente sobre o Rio Branco de Paranaguá. O jogo ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2015, 1 a 0 para o Cascavel, gol de Jorge Preá, no Estádio Olímpico, pela quarta rodada. Esse, inclusive, foi o primeiro gol da equipe cascavelense na primeira divisão. Antes desse confronto, a Serpente Aurinegra havia empatado os três primeiros jogos, contra Athletico-PR, Paraná Clube e J. Malucelli, todos em 0 a 0.

O retrospecto contra o Rio Branco de Paranaguá também ampliou. Em 15 confrontos, são nove vitórias cascavelenses, cinco empates e apenas uma derrota. Este histórico leva em conta também os dois duelos contra o time do litoral que ocorreram na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021, com duas vitórias do Cascavel, e mais três jogos que ocorreram pela edição da Taça FPF de 2017. Os dois times se enfrentaram três vezes, com uma vitória do Cascavel e dois empates. Se levarmos em conta apenas o retrospecto pelo Campeonato Paranaense, o jogo de sábado foi o décimo. A supremacia é toda da Serpente Aurinegra com seis vitórias, três empates e apenas um resultado positivo para o Rio Branco.

Leia mais:

Imagem de destaque
POR 3 A 3

Endrick marca de novo, e Brasil empata com a Espanha em Madri

Imagem de destaque
AFASTADO DESDE FEVEREIRO

Gustavo Gómez volta a treinar e pode reforçar o Palmeiras na semi do Paulistão

Imagem de destaque
DISCUTIDO EM REUNIÃO

Canoas pode ser a nova casa dos jogos das gurias do Grêmio

Imagem de destaque
APÓS PUNIÇÃO

Entenda próximos passos de Gabigol após gancho de 2 anos

O técnico Tcheco manteve a invencibilidade sobre a sua ex-equipe. Vale lembrar que o primeiro trabalho efetivo de Tcheco como treinador foi justamente no Rio Branco de Paranaguá, em 2020. Antes disso, ele teve apenas atuações como técnico interino em outros clubes. Agora, são quatro duelos de Tcheco contra o Rio Branco, com três vitórias e um empate.

A bola não rolou no sábado, no Estádio Olímpico, mas o Cascavel alcançou uma marca importante. O time não perde uma partida pelo Campeonato Paranaense há 19 jogos. A última derrota foi para o Athletico-PR, na partida de ida das semifinais da edição de 2020. A Serpente Aurinegra foi superada pelo Furacão por 5 a 1, na Arena da Baixada, em jogo que ocorreu no dia 26 de julho de 2020. Portanto, não perde pelo Paranaense há um ano e meio. No Estádio Olímpico, essa invencibilidade em jogos do Estadual é bem mais duradoura. A última derrota em casa pelo Estadual ocorreu há quase dois anos. No dia 21 de março de 2019, o Cascavel foi superado justamente pelo Rio Branco por 1 a 0, pela terceira rodada do segundo turno do Estadual daquele ano.

Obviamente, o time de Tcheco vai defender essas marcas no jogo desta quarta-feira (26) contra o União, em casa, naquela que será a estreia efetiva no Campeonato Paranaense de 2022. E já que estamos falando de retrospecto e de números, vale o registro: o Cascavel fará o terceiro confronto contra o União de Francisco Beltrão na história da elite estadual, o primeiro no Olímpico. E tenta manter os 100% de aproveitamento contra o oponente do sudoeste. Em 2018, venceu por 2 a 0, na casa do adversário. Depois, em 2020, nova vitória sobre o União na condição de visitante: 3 a 2 pela última rodada da fase classificatória.

O Coritiba abriu o Estadual com vitória sobre o Cianorte. Foto Site CoritibaO Coritiba abriu o Estadual com vitória sobre o Cianorte. Foto Site Coritiba

Outros jogos

O Campeonato Paranaense de 2022 foi aberto no sábado com a vitória do Coritiba sobre o Cianorte por 1 a 0, no Couto Pereira. O duelo marcou a estreia do atacante Alef Manga no Coxa. O atleta ganhou notoriedade no ano passado ao ter um bom desempenho no Volta Redonda. Depois, ele se transferiu para o Goiás, para a disputa da Série B do Brasileiro em que conseguiu o acesso. Alef Manga volta a atuar no futebol paranaense. Ele teve uma passagem discreta pelo Futebol Clube Cascavel em 2018, marcou apenas um golzinho no Estadual daquele ano. Antes disso, foi artilheiro no Cascavel CR, na disputa da segunda divisão estadual, e no Maringá, campeão da Taça FPF em 2017. O Coritiba, que retornou para a Série A do Brasileiro, tem a obrigação de vencer o Estadual, algo que não ocorre desde 2017.

O atual campeão Londrina levou a melhor no clássico contra o Maringá. Foto Ricardo Chicarelli/Londrina ECO atual campeão Londrina levou a melhor no clássico contra o Maringá. Foto Ricardo Chicarelli/Londrina EC

A primeira rodada teve sequência neste domingo (23) com mais quatro partidas. O atual campeão Londrina começou bem e levou a melhor no clássico regional contra o Maringá. Vitória por 2 a 1 no Estádio do Café. O Tubarão defende a taça conquistada em 2021, na final do interior contra o Cascavel.

Já o Athletico também tem a necessidade de voltar a vencer o Paranaense. Estreou com uma vitória magra sobre o combalido Paraná Clube por 1 a 0, na Arena da Baixada. Já o Operário de Ponta Grossa derrotou o União de Francisco Beltrão, próximo adversário da Serpente Aurinegra, no Germano Krüger.

O Independente de São José dos Pinhais fez a sua estreia na elite estadual. Porém, ficou no empate sem gols com o Azuriz de Pato Branco.

Paulo Sérgio, ex-Cascavel, garantiu a vitória do Fantasma sobre o União. André Jonsson/OFECPaulo Sérgio, ex-Cascavel, garantiu a vitória do Fantasma sobre o União. André Jonsson/OFEC

© Copyright 2023 Grupo Tarobá