Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel de Ouro e Cascavel de Prata reúnem pilotos do país inteiro no Autódromo Zilmar Beux

31/10/20 às 12:33 - Escrito por Luciano Neves

A 34ª edição da Cascavel de Ouro será disputada neste domingo (1º) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, apresentando como novidade a restrição do grid a carros produzidos a partir de 2018. Com regulamento técnico baseado no da Turismo Nacional, a prova terá três horas de duração e premiará os vencedores com R$ 100 mil, além do troféu mais tradicional do esporte brasileiro, que destaca uma serpente confeccionada em ouro.

Considerados os imprevistos que tiraram cinco carros do grid na semana do evento, a Cascavel de Ouro contabiliza 45 carros inscritos. Desses, 24 compõem o grid principal e outros 21 estão contemplados em uma das novidades do evento, a Cascavel de Prata, para os carros produzidos entre 1997 e 2017, com duas horas de disputas e prêmio em dinheiro de R$ 50 mil para os vencedores. A lista inclui modelos como VW Gol da segunda geração, Fiat Palio, Ford Ka e Fiesta, GM Celta, Renault Clio e Peugeot 207, entre outros.

Com as corridas em dias diferentes, vários pilotos optaram por participar das duas – a Cascavel de Prata terá sua primeira edição na tarde de sábado (31), com largada às 13h15, e a Cascavel de Ouro será disputada na manhã de domingo, a partir das 11h35. 

“Nos últimos anos o número de participantes foi um dos pontos altos da Cascavel de Ouro. Em 2018, por exemplo, foram 70 carros inscritos, houve a necessidade de uma repescagem para definir os 55 que largariam”, lembra o piloto Edson Massaro, promotor da prova. “Com a renovação da frota que a Turismo Nacional proporcionou, dividimos o grid neste ano. Aí veio a pandemia e o número de inscritos não atingiu o esperado, mas jamais cogitamos cancelar ou adiar o evento”, ele admite.

Disputada desde 1967, a Cascavel de Ouro mantém-se como segunda corrida mais tradicional do automobilismo brasileiro. Tendo experimentado inúmeros formatos ao longo de 33 edições, a prova destaca vitórias de nomes de prestígio nas pistas, como Chiquinho Lameirão, Nelson Piquet, Pedro Muffato, Constantino Júnior, Ricardo Sperafico e Sérgio Jimenez. O maior vencedor é Edg

© Copyright 2022 Grupo Tarobá