Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel é a capital nacional do atletismo

08/10/21 às 09:58 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

O Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) colocou Cascavel na rota dos principais eventos desta modalidade. Até então, o local vinha sediando todas as competições de atletismo do Paraná. Mas agora subiu de patamar e passou a receber competições nacionais. No último fim de semana, o CNTA sediou o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16. Foi a primeira competição nacional em Cascavel. E a partir desta sexta-feira (08), até domingo (10), o CNTA será sede da 20ª edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo Máster. A competição Sub-16 foi a maior realizada em Cascavel. Ao todo, 480 atletas passaram por aqui, mais 300 técnicos, 80 árbitros, ou seja, reuniu quase mil pessoas que estavam envolvidas no evento.

No Brasileiro Máster, esse número será relativamente menor. O torneio terá a presença de 250 atletas de 15 estados brasileiros. Contando com técnicos e profissionais envolvidos na arbitragem, o evento terá cerca de 350 pessoas. A abertura oficial será nesta sexta-feira, às 14 horas.

A competição é uma realização da Associação Paranaense de Atletismo Máster (APRAM), com supervisão da Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM) com apoio do Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, da Prefeitura Municipal de Cascavel e da Federação de Atletismo do Paraná (FAP). Ao todo são 28 modalidades adaptadas conforme a categoria do atleta com inscritos de 30 a 90 anos. Ainda hoje, o campeonato inicia com as provas de 400 metros com barreira e salto com vara. Amanhã (09) e no domingo (10), as disputas começam a partir das 8 horas.

Leia mais:

Imagem de destaque
CLASSIFICAÇÃO

Maria Clara Pacheco conquista vaga olímpica para o Brasil no taekwondo

Imagem de destaque
LUXO

Guardiola ostenta relógio exclusivo de R$ 7 milhões na Liga dos Campeões

Imagem de destaque
ENTENDA

Abertura dos envelopes para concessão do Maracanã tem data marcada

Imagem de destaque
ANUNCIADO!

Final da Sul-Americana 2024 será em Assunção, no Paraguai


Sul-Americano

Com o CNTA, Cascavel já começa a se credenciar para receber competições internacionais. O espaço pode ser sede do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em 2022. O presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo, Hélio Gesta de Melo, esteve na cidade durante a realização do Campeonato Brasileiro Sub-16 e confirmou o interesse da entidade. “Estamos justamente para isso. A Confederação Brasileira de Atletismo e a Prefeitura de Cascavel nos convidaram para conhecer a instalação. E a nossa intenção é esta: trazer uma competição sul-americana para cá no ano que vem”, disse.

Hélio elogiou a estrutura do CNTA. “É um equipamento primoroso. São poucas as cidades na América do Sul, que tem este tipo de instalação. E nós estamos muito interessados em realizar o Campeonato Sul-Americano de Atletismo de 2022 aqui”, finalizou.

O CNTA também passou pelo crivo do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos. O mandatário também se fez presença no Brasileiro Sub-16, que foi realizado com um período chuvoso. A organização se viu obrigada a alterar parte do cronograma de provas e estendeu a programação para o período da noite. Segundo o presidente, a iluminação do CNTA permitiu realizar provas noturnas. “A iluminação no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, aqui me Cascavel, é a melhor iluminação de uma pista de atletismo no Brasil”, disse Wlamir.


Destaques

Seis ouros, seis pratas e cincos bronzes. Esses foram os resultados dos atletas do Paraná no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16 que ocorreu no último final de semana, em Cascavel. Somando as conquistas, a delegação paranaense terminou em segundo lugar geral na classificação com 17 medalhas. São Paulo ficou com o primeiro lugar e Santa Catarina com a terceira colocação. No feminino, foram oito medalhas e terceira classificação geral. Já no masculino foram nove medalhas e a segunda colocação geral.


Geraldinho

O atleta Geraldo Volmar Franco será um dos representantes de Cascavel no Brasileiro de Atletismo Máster. Ele irá participar das provas de 100 e 200 metros rasos, salto em distância, salto triplo e revezamento 4x100 metros. “São essas competições que vou fazer. Chovendo ou fazendo sol eu vou ter que ir para a pista”, disse o atleta.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá