Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

‘Clássico da Soja’ na Série D do Campeonato Brasileiro

10/10/20 às 11:17 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

FC Cascavel e Toledo conquistaram juntos o direito de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro com as suas respectivas campanhas no Estadual do ano passado. Por isso, a atual temporada começou com uma perspectiva positiva para os dois representantes do oeste com um calendário cheio. No Paranaense deste ano, o FC Cascavel fez uma campanha mais sólida e o Toledo lutou até a última rodada contra o rebaixamento. Aí veio a pandemia e isso mexeu nos objetivos do Porco, que estruturou um elenco mais modesto para a Série D. A consequência dessa escolha se vê na tabela de classificação. O Toledo sofreu quatro derrotas em quatro jogos, duas delas de goleada, ainda não pontuou na competição e está na lanterninha do Grupo 7.

De qualquer modo, nem FC Cascavel nem Toledo imaginavam, antes do início da quarta divisão nacional, que chegariam na quinta rodada sem vitórias. Por isso, o ‘clássico da soja’ deste domingo (11), às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional coloca uma carga de pressão sobre as duas equipes. A campanha do FC Cascavel é um pouquinho melhor. O time ainda não venceu, mas teve três empates e sofreu uma derrota na Série D. Por isso, ocupa a sétima posição na chave com três pontos ganhos. O técnico Marcelo Caranhato afirmou que a sequência sem vitórias pode comprometer o objetivo maior de conquistar o acesso à Série C ainda este ano. Por isso, ele trata o duelo contra o Toledo como ‘jogo chave’ para a reação. “Pensando em relação à pontuação, à classificação para a próxima fase da Série D, é um campeonato em que você não pode passar três jogos sem vencer. Neste domingo é um jogo fundamental, é um jogo chave para as nossas pretensões dentro do campeonato. Eu tenho certeza que, pela mobilização dos atletas e pela qualidade do nosso treinamento ao longo da semana, a probabilidade de a gente vencer o jogo é bem grande. A gente respeita muito o Toledo, mas se não vier a vitória neste domingo, vai comprometer muito a nossa sequência”, analisou o treinador.


O técnico Marcelo Caranhato quer a vitória. Foto Felipe Fachini

Leia mais:

Imagem de destaque
4 a 0

Byanca Brasil comanda goleada do Cruzeiro sobre o Atlético-MG

Imagem de destaque
MISTA

Brasil garante vaga na prova do revezamento dos Jogos de Paris

Imagem de destaque
TROFEO CITTÀ DI JESOLO

Ginástica artística: seleção feminina brilha na Itália

Imagem de destaque
NO ALLIANZ PARQUE

Flamengo e Palmeiras ficam no 0 a 0 pela Série A do Brasileiro


O treinador estabeleceu uma meta ao longo desta semana: quer que o FC Cascavel seja mais efetivo no ataque contra o Toledo. A equipe passou em branco nos três últimos jogos e não balançou as redes. “A gente priorizou bastante ao longo da semana as movimentações ofensivas, a questão de volume ofensivo, até porque nós temos a obrigação de propor o jogo neste domingo, criar bastante chance de gols e que a gente possa ter uma eficiência bem maior em relação aos jogos anteriores. Sabemos da responsabilidade que temos nesse jogo e estamos felizes pelo trabalho que foi realizado durante a semana”, disse o treinador.


Pela dica de Caranhato, a escalação deve ter alterações para enfrentar o Toledo. Porém, o técnico não deu pistas de quem pode entrar e quem perde a posição de titular. O treinador vinha repetindo a escalação com mudanças pontuais na equipe.


O Toledo tem quatro reforços para a Série D. Foto Diretoria TEC


Porco

O Toledo apostou num elenco mais modesto para a Série D, mas se viu obrigado a mudar o comando técnico – saiu Davi Lima e entrou Zé Maria – e dispensou vários jogadores. Para reagir na Série D, a diretoria teve que buscar reforços. Esta semana, foram apresentados o lateral Carlinhos e o atacante Robinho, ambos estavam no FC Cascavel. O zagueiro Guilherme Chiesa teve uma passagem na base da Serpente Aurinegra e também foi anunciado. E o goleiro Diego, que foi titular do time na campanha do Estadual, está de volta ao clube. De acordo com a diretoria, os quatro atletas tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e têm condições de jogo.

Esse ano, FC Cascavel e Toledo empataram em 1 a 1 pelo Estadual. Foto Felipe Fachini


Retrospecto

Este será o primeiro ‘clássico da soja’ da história numa competição nacional. Os dois rivais se enfrentaram em cinco ocasiões no Campeonato Paranaense de 2016 para cá. O retrospecto é favorável ao Porco que tem duas vitórias contra uma da Serpente Aurinegra. Os dois últimos encontros entre eles terminaram empatados e ambos ocorreram no Estádio Olímpico. No Estadual deste ano, empate em 1 a 1, no dia 22 de fevereiro.


Série D

O Nacional de Rolândia é o único representante do Estado que venceu no Grupo 7 até o momento. Mas a campanha também é ruim e o time aparece na sexta posição com três pontos. O Nacional volta a jogar em casa e recebe o Bangu, às 15h30, no Estádio Erich George. Na rodada anterior, o Nacional foi derrotado pela Portuguesa-RJ por 3 a 1. Agora, fará dois jogos como mandante em sequência. Na próxima quarta-feira (14) recebe o FC Cascavel, às 16 horas.

O Mirassol, que empatou sem gols com a Serpente Aurinegra no domingo passado, faz o confronto de paulistas com a Ferroviária neste domingo, às 19 horas, no Estádio Municipal de Mirassol. A quinta rodada será aberta neste sábado (10) com o confronto de cariocas entre Cabofriense e Portuguesa-RJ, às 15 horas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá