"Pé Vermelho" na Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva

Júlio Sodré
Esportes | Publicado em 14/05/2018 às 15:30

Foto: Fernandinho vai disputar Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva - Lucas Figueiredo/CBF

Um diretor do PSTC, no início dos anos 2000, já dizia:

- Vocês falam muito do Jádson, do Dagoberto, do Kleberson, mas na minha opinião a melhor revelação do PSTC foi o Fernandinho.

Muitos anos depois, não teve surpresa para a família, amigos e admiradores do volante Fernandinho. Atual campeão inglês pelo Manchester City, o meio campista de 33 anos teve o nome anunciado pelo técnico Tite na divulgação dos convocados para a Copa do Mundo da Rússia, que será disputada nos meses de junho e julho. A divulgação da lista foi na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro.

Esta é a segunda vez consecutiva que a Seleção Brasileira tem um representante de Londrina. Em 2014, aqui no Brasil, o mesmo Fernandinho estava entre os convocados. O jogador até marcou um gol, na vitória de 4 a 1 sobre Camarões, na fase de grupos. No total, foram cinco partidas disputadas.

Na Copa do Mundo realizada no Brasil, Fernandinho foi reserva na vitória sobre Camarões e na derrota para a Holanda, na decisão do terceiro lugar. O volante, porém, foi titular nas oitavas de final contra o Chile, na vitória sobre a Colômbia nas quartas de final e na inesquecível derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal do torneio.

Na história recente da Seleção Brasileira, Fernandinho é o único jogador de Londrina com Copa do Mundo no currículo. Em 2014, havia a expectativa para convocação de outros dois conterrâneos, o lateral Rafinha e o meia Jádson, mas a convocação para eles não foi realidade. 

Desta vez, Fernandinho terá um paranaense como parceiro. O zagueiro Miranda, da Inter de Milão (Itália), é de Paranavaí. Coincidentemente, assim como Fernandinho, o zagueiro ele chegou a ter passagens por equipes de Londrina nos períodos de categorias de base.

Fernandinho foi formado nas categorias de base do PSTC e depois levado para o time de juniores do Atlético Paranaense, por meio de uma então parceria entre os dois clubes. Da equipe da capital paranaense, ele teve o Shakhtar Donetsk (Ucrânia) como destino. Por lá, o meiocampista foi campeão várias vezes e disputou competições europeias até chamar a atenção do Manchester City.

Vamos voltar no tempo. Na década passada, vale destacar também convocações de outros jogadores do norte paranaense para Copa do Mundo. O volante Kleberson nasceu em Uraí e foi revelado pelo PSTC, em Londrina. Com a Seleção Brasileira, ele foi campeão 2002 (ao lado de outros paranaenses: goleiro Rogério Ceni e lateral Belleti) e foi convocado em 2010. Também em 2010, estava na lista o atacante Nilmar, nascido em Bandeirantes e revelado pelo Matsubara, de Cambará.


Quer me seguir nas redes sociais?

facebook.com/sodrejulio

instagram.com/sodrejulio

twitter.com/sodrejulio



Relacionados

Esportes | 01-08-2018 19:18

Seleção Brasileira de Caiaque Polo tem quatro londrinenses na disputa do Mundial

Seleção Brasileira de Caiaque Polo tem quatro londrinenses na disputa do Mundial

Esportes | 26-07-2018 17:24

Pé Vermelho Rugby se prepara para estreia em casa no Brasileiro

Pé Vermelho Rugby se prepara para estreia em casa no Brasileiro

Esportes | 24-07-2018 21:55

Dagoberto: média de gols impressionante

Dagoberto: média de gols impressionante

Esportes | 20-07-2018 23:08

Londrina está representada na elite do rugby nacional

Londrina está representada na elite do rugby nacional

PUBLICIDADE