Daniela Lionço faz um balanço do Pan de Lima

Luciano Neves
Esportes | Publicado em 14/08/2019 às 12:36

 Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, já terminaram. O Brasil consolidou o melhor desempenho da história com o segundo lugar no quadro de medalhas. Vibramos com as conquistas dos nossos atletas no Pan e, a partir disso, passamos a sonhar com um resultado histórico também nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem. A torcida foi ainda maior pelos atletas do nosso Estado e da nossa cidade. A ciclista cascavelense Daniela Lionço, que compete por uma equipe paulista, participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos. No ciclismo, ela participou da prova de Madison ao lado da companheira Wellyda Rodrigues. A tão sonhada medalha não veio e a dupla brasileira ficou com o quinto lugar. Mesmo assim, Daniela Lionço comemorou o desempenho no Pan. Para ela, foi o ponto de partida para o caminho até as Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem. “Foi o primeiro passo da confirmação do caminho até as Olimpíadas. Ter sido convocada entre tantas meninas que estão no ciclismo brasileiro, para mim foi uma honra poder representar o meu país. E melhor ainda foi sair de lá sabendo que a gente brigou, que lutou, é uma prova muito difícil, estratégica, as outras ciclistas estavam muito fortes. O quinto lugar pra mim foi como uma medalha”, disse Lionço, que não mostra nenhuma frustração por ter ficado de fora do pódio.

“Faz apenas um ano que estamos treinando nessa prova, eu e a minha companheira de Seleção Brasileira e também de equipe. E nesse período, evoluímos muito. A gente aprendeu a correr nessa prova, a fazer a melhor estratégia, e estar no ritmo das meninas que treinam há mais tempo, nos colocou no mesmo patamar. Então sabemos que podemos brigar de igual para igual”, disse.

Daniela Lionço valorizou sim a participação nos Jogos Pan-Americanos. Mas deixou claro que a principal prova da dupla será agora: o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo, O evento está programado para os dias 04 a 08 de setembro, na cidade de Cochabamba, na Bolívia. “A gente fez uma escolha: a vaga olímpica nossa vem do Pan e não dos Jogos (de Lima). É claro que a gente queria chegar bem nessa prova. Mas no mês que vem já temos o Campeonato Pan-Americano, nesse aí a gente vai com tudo e esse é o nosso foco. Os Jogos Pan-Americanos serviram para avaliarmos essa evolução. E evoluímos bastante”, explicou a ciclista. 

Daniela inicia a preparação para o próximo campeonato esta semana. “Na sexta-feira, a gente viaja para o Rio de Janeiro e começa a concentração com a Seleção Brasileira, vamos treinar no velódromo olímpico. Essa semana que passou eu dei uma descansada, curti o meu filho que ficou aqui em Cascavel com a minha família. E agora eu vou pra lá renovada buscando essa medalha. Queremos conquistar nesse Pan uma coisa muito boa para o Brasil e quem sabe garantindo essa vaga olímpica”, disse ela. 


Novidade

Em Tóquio no ano que vem, a prova de Madison será uma novidade no ciclismo. E todos querem ver a cascavelense Daniela, juntamente com a colega Wellyda, nas Olimpíadas. “Se Deus quiser e todos os santos disserem amém. Espero que nesse Pan a gente possa brilhar. Eu e a minha companheira estamos bem em sintonia e vamos trabalhar para isso”, concluiu Dani. 



Relacionados

Esportes | 10-09-2019 11:03

Serpente Tricolor vai enfrentar o tradicional Jaraguá nas oitavas da Liga

Serpente Tricolor vai enfrentar o tradicional Jaraguá nas oitavas da Liga

Esportes | 06-09-2019 14:29

Cascavel Futsal fica só na expectativa na Liga Nacional

Cascavel Futsal fica só na expectativa na Liga Nacional

Esportes | 06-09-2019 11:09

A inclusão no esporte por meio do Taekwondo

A inclusão no esporte por meio do Taekwondo

Esportes | 05-09-2019 18:46

Um campeão olímpico nos Jogos Escolares da Juventude

Um campeão olímpico nos Jogos Escolares da Juventude

PUBLICIDADE